20 de mar. de 2013

A Contagem Argiviana - Acontecimentos históricos do Multiverso

Em 2005, um belga maluco resolveu criar uma compilação com todos os acontecimentos históricos do Multiverso conhecidos até então (na época, o bloco original de Mirrodin acabava de chegar às lojas). Foi um trabalho excelente, mas que aparentemente não foi muito reconhecido, e que acabou se perdendo no tempo. Em 2006 um brasileiro(silvergreen) tão maluco quanto encontrou o post e traduziu. Em 2012 o mesmo brasileiro atualizou o artigo e o expandiu, postando novamente os acontecimentos mais recentes, que eram antes do lançamento do bloco atual (Retorno a Ravnica).

Observação:passe o mouse enquanto lê, tem link para as cartas em cada linha do tempo!


~ -20000 AR - A guerra dos Dragões Ancestrais, onde os dragões e Vormes Ancestrais duelam. Os Dragões Ancestrais vencem e ascendem.


~ -19000 AR - Os dragões e vormes comuns são criados. Os cinco Primordiais ocupam o poder em Dominária, escravizando e tiranizando todos os mortais.

~ -16000 - Ocorre o primeiro duelo de planinautas no plano de Dominária. Nicol Bolas e um demônio-leviatã travam uma luta que dura um mês. Bolas vence, e passa um ano alimentando-se da carne e dos poderes do derrotado. Os restos mortais do leviatã ficam no local, que passa a ser conhecido como os Portões Unguais. É criada a primeira fenda temporal (Madara), em uma Dominária ainda jovem.

~ -16000 - Nicol bolas mata a rainha-deusa do império madaran e torna-se rei-deus de Madara por milênios.

Data desconhecida - É criado o plano artifical de Phyrexia por um planinauta em forma de dragão.

Data desconhecida - Morte do planinauta criador de Phyrexia. O plano é abandonado.

Data desconhecida - Os Primordiais são derrotados pelos magos Numena. 

Data desconhecida - Averru aprisiona os outros Numena. 

Data desconhecida - Nascimento de Serra

Data desconhecida - Serra cria Serra's Realm.

~ -5400 AR - Os dez Paruns de Ravnica - Azor, Cisarzim, Mat'Selesnya, Niv-Mizzet, Obzedat, Rakdos, Razia, Simic, Svogthir e Szadek - assinam o Pacto das Guildas.

~ -5000 AR - Nascimento de Yawgmoth

~ -5000 AR - O renegado Gix lidera a primeira rebelião da Caverna dos Condenados.

~ -5000 AR - A planinauta Dyfed revela o plano artificial de Phyrexia a Yawgmoth. Dyfed cria um portal ligando Phyrexia a Dominária.

~ -5000 AR - Gix lidera a segunda rebelião da Caverna dos Condenados.

~ -5000 AR - Yawgmoth mata Dyfed e assume o controle de Phyrexia. Yawgmoth leva os refugiados da Caverna dos Condenados para Phyrexia e começa a transformá-los nos phyrexianos.

~ -5000 AR - Destruição do Império Thran.

~ -1500 AR - Ascensão de Taysir. Taysir derrota Nailah, mas é banido de Rabiah.

~ -1300 AR - Nascimento de Sorin Markov

Data desconhecida - Nascimento de Ravi

Data desconhecida - Fundação de Vodalia.

Data desconhecida - Fundação de Zhalfir.

Data desconhecida - Kradak funda Keld. 

Data desconhecida - Colapso do Império Sheoltun.

Data desconhecida - Conquista de Wrenna por um mago maligno. 

Data desconhecida - Sivitri Scarzam assola Corondor com seus dragões. Os habitantes do continente descobrem uma forma de destruir os dragões. Sivitri Scarzam foge de Dominária.

Data desconhecida - Torsteon Von Ursus deixa os Cavaleiros de Jenges e viaja a Hurloon para estudar com os minotauros. 

Data desconhecida - Torsteon Von Ursus funda Benália

Data desconhecida - Dakkon faz um pacto com a planinauta Geyadrone Dihada e cria a Blackblade.

Data desconhecida - Geyadrone Dihada corrompe o elemental da natureza de Khone, criando Sol'Kanar. Geyadrone entrega a Sol'Kanar a Blackblade. Sol'Kanar conquista Corondor. Com os cadáveres dos inimigos, cria a Cidadela Profana.

Data desconhecida - Fundação de Etlan Shiis, chamada Atlantis pelos mercadores da região.

Data desconhecida - Sol'Kanar invoca os Dragões Scarzam, mas não consegue manter o controle sobre eles.

Data desconhecida - Eskil, o Branco conjura o anjo de Serra Rahel para lutar contra o anjo corrompido Trine. Rahel mata Trine. Eskil ascende durante a batalha.

Data desconhecida - Gwendlyn Di Corci chega ao poder em Urborg.

Data desconhecida - O arquinecromante lich Nevinyrral escreve o Manual do Necromante.

Data desconhecida - Urborg e Bogardan entram em guerra.

Data desconhecida - As forças de Bogardan criam um vulcão sob a Cidade de Urborg. Encurralado, Nevinyrral ativa seu Disco, destruindo a cidade e os invasores, e morrendo no processo. 

Data desconhecida - Nascimento de Sengir.

0 - Nascimento de Urza. Nascimento de Mishra.

10 AR - Urza e Mishra tormam-se tutelados de Tocasia.

25 AR - Escavando na caverna de Koilos, Urza e Mishra encontram uma Pedra de Energia. Disputando a pedra, partem-na em duas, abrindo o portal para Phyrexia. Início da Guerra dos Irmãos.

25-63 AR - Urza se casa com a princesa Kayla bin Kroog e torna-se artífice-mor de Yotia. Tawnos torna-se aprendiz de Urza. Mishra e Ashnod viajam para Phyrexia. A Fraternidade de Gix faz contato com o demônio phyrexiano. Harbin descobre acidentalmente o continente de Argoth durante um voo experimental. Nasce Jarsyl, neto de Urza. Drafna e Hurkyl fundam a Escola de Lat-Nam e restabelecem o estudo da magia, abandonada desde o tempo dos Thran. Feldon encontra o Sílex Golgotiano na Geleira Ronom e o leva para Loran, na Escola de Lat-Nam.

64 AR - Drafna, Hurkyl, Feldon e os magos das Torres de Marfim opõem-se tanto a Urza quanto a Mishra. Lat-Nam é atacada pelas tropas de Mishra lideradas por Ashnod. Hurkyl é morta no ataque. Ashnod entrega o Sílex para Tawnos e é morta por Gix. Urza detona o Sílex em Argoth. Argoth é obliterada. Urborg submerge, tornando-se uma região pantanosa. Ascensão de Urza. O dragão mecânico Ramos usa portais phyrexianos para transportar sobreviventes de Argoth até Mercádia. Começa lentamente o inverno nuclear que mais tarde irá dar origem à Era Glacial. É criada a segunda fenda temporal de Dominária (Yavimaya).

170 AR - Fundação da Igreja de Tal. Os anões de Sarpadia são derrotados pelos goblins e orcsHomáridas capturam a Antiga Vodalia. A Imperatriz Vodaliana Galina atravessa um portal com os magos reais, indo parar 4000 anos no futuro. Oliver Farrel corta relações com Icatia. Tymolin Loneglade é morta em combate entre os sacerdotes Farrelitas e a Ordem da Mão de Ébano. Tev Loneglade torna-se Tevesh Szat e jura acabar com a vida em Dominária após a morte de sua irmã. Thallids destroem o império élfico em Havenwood. Thrulls rebelam-se contra a Ordem da Mão de Ébano. A Mão de Ébano inicia a Contra-Insurgência. Necrites assassinam Jherena Rure. A Contra-Insurgência é derrotada. Goblins e orcs destrem Trokair e outras cidades Icatianas. O Império Icatiano entra em colapso. Somente cidades fortificadas e isoladas permanecem. 

300 AR - Começa a Era da Escuridão. Toda a magia é oficialmente banida de Terisiare. Fundado em segredo o Conclave dos Magos, a oeste do continente. Mairsil, o Embusteiro, usurpa o poder no Conclave dos Magos. Prisão do alto arcanista Ith.

330 AR - Nascimento de Jodah.

345 AR - Jodah cai na Fonte da Juventude, e passa a envelhecer muito mais lentamente que os outros humanos.

350 AR - Jodah liberta Ith.

350 AR - Tivadar dos Chifres começa uma cruzada para destruir os goblins.

450 AR - Começa a Era Glacial.

500 AR - Nascimento de Freyalise.

520 AR - Tevesh Szat manipula Jason Carthalion, matando Freyalise. Freyalise ascende.

550 AR - Ocorre o evento planar conhecido como Fragmentos dos Doze Mundos. A Escola de Lat-Nam é rebatizada Escola dos Ocultos.

600 AR - Fundação de Soldev. Fundação de Kjeld. Fundação de Krov. 

700 AR - Morte do General Jarkeld.

850 AR - Nascimento de Barrinalo, que posteriormente tornaria-se Barrin.

1000 AR - Morte de Marton StromgaldLim-Dûl encontra o anel de Mairsil, o Embusteiro.

1100 AR - Lim-Dûl associa-se a Tevesh Szat e Leshrac.

1200 AR - Kristina das Matas torna-se pupila de Taysir. Taysir apaixona-se perdidamente por Kristina, mas não é correspondido.

1650 AR - Urza conhece Xantcha.

1750 AR - Urza ataca Phyrexia e é derrotado. Urza foge para Serra's Realm.

2000 AR - Serra's Realm é invadida por Phyrexia. Os phyrexianos são repelidos pelas tropas angelicais lideradas pelo arcanjo Radiante. Serra's Realm é contaminada com a mana preta de Phyrexia e começa a entrar em colapso. Serra decide evacuar e abandonar o plano. Com a partida de Serra, eclode uma grande guerra civil, e Radiante assume o poder.

2380 AR - Dois grupos de planinautas, os Tolgath e os Antigos, entram em guerra em Ulgrotha. A Tolgath Ravi põe fim à guerra, fazendo soar um antigo e poderoso artefato conhecido como O Carrilhão do Apocalipse, devastando o plano e quase todas as suas formas de vida. Ao tentar se proteger da devastação do Carrilhão, Ravi fica acidentalmente confinada em um sarcófago. A ativação do Carrilhão tem reflexos por grande parte do multiverso. Ela fragmenta a fenda planar de Madara, causando o rompimento do véu entre o Kakuryo e o Utsukyo no adjacente plano de Kamigawa.

~2450 AR - Takeshi Konda rouba O Que Foi Tomado e inicia a Gerra dos Kami.

~2500 AR - Fim da Guerra dos Kami. Myojin do Alcance Noturno bane Toshiro Umezawa de Kamigawa. Este funda em Dominária o Clã Umezawa.

2600 AR - Ulilizando um portal planar estável, uma colônia de anões começa a explorar minérios nas montanhas de Ulgrotha, logo estabelecendo uma cidade subterrânea. Os anões iniciam a construção de um castelo no topo da montanha, como posto avançado e tributo a seu sucesso.

2600 AR - Dois planinautas duelam nos pântanos salgados de Ulgrotha, aos pés do castelo dos anões. Quando seu mestre é banido, o vampiro ancestral Barão Sengir é abandonado.

2600 AR - Os anões de Ulgrotha constroem navios e partem em exploração pelo plano, fazendo os primeiros contatos com outros povos. Ao retornarem, encontram a maior parte de seu povo assassinada ou transformada em mortos-vivos pelo Barão Sengir. Os anões declaram guerra ao Barão, mas são facilmente derrotados. As tropas de Sengir perseguem os anões até as profundezas de suas minas. Durante uma dessas incursões, Sengir captura Irini, a filha do rei anão, e a transforma em uma vampira. Derrotados e desmoralizados, os anões sobreviventes partem para longe, fazendo um juramento de vingança eterna contra o Barão.

2600 AR - Sengir encontra e liberta a enlouquecida Ravi, passando a chamá-la ironicamente pelo apelido Avó Sengir. Sengir começa a estudar os tomos e feitiços de Ravi, e a aumentar seu poder.

2600 AR - Serra chega a Ulgrotha. Encorajando a aliança entre as tribos nômades das planícies e a criação da cidade-estado de Aysen, ela torna-se protetora do plano e objeto de culto.

2620 AR - Com o intuito de manter vivo seu juramento de vingança contra Sengir, os anões de Ulgrotha iniciam uma grande empreitada para resgatar e remontar a história do plano, esquecida por seus habitantes após dezenas de gerações.

2700 AR - O Barão Sengir comanda diversas incursões contra as cidades de Aysen, mas sem a intenção de conquistá-las, mas sim de espalhar o medo e derrubar sua moral.

2700 AR - Ocorre a Conferência da Lua Nula. Leshrac e Tevesh Szat matam Ravidel e Rhuell. Com a energia liberada, Faralyn escapa do Fragmento dos Doze Mundos, chegando a Shandalar. Faralyn duela contra Kenan Sahrmal, o campeão de Shandalar, e é morto.

2700 AR - Kristina das Matas ressuscita o desgarrado Ravidel, que fica enfurecido e parte de Dominária, jurando vingança.

2728 AR - Nascimento de Jaya Ballard.

2740 AR - Jaya Ballard é capturada por Jodah durante uma tentativa de furto. Jodah a leva para estudar na Escola dos Ocultos.

2740 AR - O planinauta Feroz (lê-se "Féroz") chega a Ulgrotha e encontra Serra e Sandruu, um minotauro prestes a se tornar planinauta. Sentindo a presença dos planinautas, o Barão Sengir torna-se recluso, a fim de evitar uma eventual interferência nos seus planos.

2750 AR - Gerda Aëgesdotter dopa Jodah e o entrega a Lim-Dûl. Jodah é salvo por Jaya Ballard e Freyalise.

2750 AR - Lim-Dûl inicia a maior das guerras contra Kjeldor e Balduvia. Jodah reúne as duas nações contra Lim-Dûl. Lim-Dûl é derrotado, e é levado para Shandalar por Leshrac.

2750 AR - Freyalise conjura a Mágica Global ao norte de Keld. Termina a Era Glacial.

2750 AR - Fim do Fragmento dos Doze Mundos. Os Phyrexianos entram novamente em Dominária.

2750 AR - Jaheaul Carthalion derrota Tevesh Szat com o Amuleto de Quoz.

2760 AR - Em Ulgrotha, Feroz funda a Escola de Magos na Ilha Flutuante. Na cidade de Onella, em Aysen, é construída a Abadia de Aysen.

2760 AR - Ravidel leva Taysir a descobrir sobre o romance de Kristina e Sandruu. Taysir chega a Ulgrotha, e após perseguir Sandruu, bane-o do plano. Feroz e Taysir duelam, e Taysir é banido.

2760 AR - Feroz e Serra constroem seu lar. Feroz cria a barreira conhecida como A Maldição de Feroz, para evitar que outros planinautas ou criaturas invocadas pelo Éter entrem novamente em Ulgrotha.

2770 AR - Kaysa, Jaya Ballard e Jaheaul Carthalion guiam os sobreviventes de Fyndhorn até Yavimaya.

2770 AR - General Varchild lidera rebeldes contra Kjeldor e Balduvia. Varchlid é derrotada por Jodah.

2770 AR - Jodah unifica Kjeldor e Balduvia, fundando Nova Argivia.

2770 AR - Soldev é destruída por criaturas artefato phyrexianas.

2770 AR - A Escola dos Ocultos é destruída.

2770 AR - Jaya Ballard é possuída pela essência de Mairsil e captura Jodah. Jodah atinge Jaya com seu espelho, encantado por Freyalise. Jaya Ballard ascende. A essência de Mairsil é destruída no processo.

2800 AR - Com a ajuda dos tomos sombrios do Barão Sengir, um Mago Sábio corrompido das Ilhas Flutuantes transforma o ladrão Eron em um imortal.

2800 AR - Os Homáridas fogem para as fendas mais frias dos oceanos.

2934 AR - Urza parte de seu exílio em Equilor e retorna a Dominária com Xantcha.

2940 AR - O paladino Ihsan é transformado em sombra pelo Barão Sengir. O Barão estrategicamente suspende os ataques contra Aysen. Sem um inimigo comum, os povos de Aysen começam a voltar-se uns contra os outros.

2940 AR - Xantcha emprega Ratepe para passar-se por Mishra.

2942 AR - Urza mata Gix. Xantcha e Ratepe morrem.

2960 AR - Feroz morre acidentalmente em seu laboratório, durante um experimento com um elemental do fogo. Desolada, Serra abandona Ulgrotha e passa a vagar sem rumo pelos planos. Sem a presença dos dois, e sem que Serra soubesse, a Maldição de Feroz começa lentamente a se dissipar.

2960 AR - Kenan Sahrmal é morto por Lim-Dûl em Shandalar. Lim-Dûl inicia o cerco a Ardestan. Azar aprisiona no próprio corpo a essência de Lim-Dûl.

2970 AR - Azar é derrotado por Lim-Dûl. Os cinco Mestres de Guilda de Shandalar conjuram a Mágica do Domínio, criando a Grande Barreira, dissipando a essência de Lim-Dûl e assumindo o controle do plano.

~2980 AR - Em Dominária, Serra é desafiada para um duelo por um ladrão planinauta, mas não tenta se defender. Mortalmente ferida, é levada para Epityr pelo clérigo Irmão Angus. Após sua morte, é erigida em sua homenagem a Catedral de Serra.

3000 AR - Johan tenta conquistar Bryce. Começa o Projeto Ancestralidade de Urza. 

3010 AR - Johan é morto por Jedit Ojanen. Bryce e as ilhas próximas gozam de prosperidade. 

3015 AR - Argenti e Kusho são derrotados pelo Império Madaran. Tetsuo Umezawa tenta reconciliar as ilhas, mas é traído por Ramses Overdark.

3017 AR - Marhault Elsdragon lidera a maior das campanhas contra Argenti e Kusho. Ambas as ilhas são devastadas. Ramses mata Marhault e sobe ao poder. Tetsuo Umezawa é exilado como traidor.

3020 AR - Tetsuo Umezawa ludibria Nicol Bolas e destrói seu corpo físico enquanto o corpo astral está em seu plano de meditação, deixando o planinauta aprisionado.

3107 AR - Urza funda a Academia Tolariana. Barrin assume como reitor.

3270 AR - Nascimento de Teferi.

3305 AR - Criação de Karn. Urza coloca nele a pedra-coração de Xantcha.

3310 AR - Ocorre o desastre com a experiência portal do tempo em Tolaria. K'rrik é aprisionado em uma bolha de tempo acelerado. Surge a terceira fenda temporal em Dominária (Tolaria).

3346 AR - Urza descobre o Círculo de Mana Thran em Shiv. Urza faz amizade com os Viashinos e goblins de Shiv. Urza é capturado por Multani em Yavimaya.

3350 AR - Urza escapa e destrói K'rrik. Urza alia-se a Yavimaya.


3350 AR - Urza volta a Serra's Realm, onde é hostilizado por Radiante. Serra's Realm entra em colapso e é destruída.

3350 AR - Urza utiliza a energia captada de Serra's Realm para fazer funcionar o motor planar do Bons Ventos. Jhoira dos Ghitu torna-se sua primeira capitã. Ascensão de Teferi.

3370 AR - Os refugiados de Serra's Realm são assentados em Benália. Barrin casa-se com Rayne. Gatha é expulso de Tolaria. Ele muda-se para Keld e assume o poder. Nascimento de Jolrael. Teferi torna-se um mago da corte Zhalfiriana. Teferi estabelece as cinco Guildas de Magia em Zhalfir. Teferi deixa Dominária.

3500 AR - Fundação de Femeref. Suq'Ata coloniza o noroeste de Jamuraa.

~3600 AR- O vampiro planinauta Sorin Markov, o dragão planinauta Ugin e um anão planinauta selam os Eldrazi em Zendikar.

3600 AR - Começam as contendas internas entre Zhalfir, Femeref e Suq'Ata.

3700 AR - Teferi volta a Dominária e leva a Rainha Yormeba ao trono de Zhalfir.

3700 AR - Teferi muda-se para as Ilhas Chaza para começar pesquisas privadas.

3750 AR - A Ilha de Teferi sai de fase.

~3800 AR - Os phyrexianos criam o plano artificial de Rath. Davvol torna-se seu primeiro Evincar.

3805 AR - Mangara faz a paz entre Zhalfir, Femeref, e Suq'Ata.

3820 AR - A Ilha de Teferi retorna. Mangara, Jolrael, e Kaervek investigam a ilha. Kaervek e Jolrael aprisionam Mangara em uma prisão de âmbar.

3835 AR - Jhoira é a última remanescente do desastre de Tolaria. Urza, Barrin e Karn retornam à ilha e iniciam a construção de uma segunda Academia Tolariana.

4000 AR - Os Phyrexianos iniciam incursões em Keld. Croag lidera a invasão a Keld. 

4050 AR - Virot Maglan funda a Cabala Otariana e torna-se seu primeiro Patriarca. 

4012 AR - Morte de Kreig. Phyrexia é repelida. 

4020 AR - Phyrexia inicia incursões às torres Capashenas em Benália. 

4150 AR - Galina conquista Etlan Schiis, que passa a se chamar Nova Vodalia. 

4150 AR - Nascimento de Rashida Squamácida.

4180 AR - Nascimento de Gerrard Capasheno.

4185 AR - Nascimento de Mirri.

4190 AR - Início da Guerra da Miragem.

4192 AR - Fim da Guerra da Miragem. Kaervek é aprisionado em uma prisão de âmbar. Mangara é libertado. Teferi retorna a Dominária.

4200 AR - Volrath torna-se Evincar de Rath.

4200 AR - Rofellos é morto por Gallowbraid e Morinfen.

4200 AR - Astor torna-se um senhor da guerra Keldoniano.

4204 AR - Takara en-Dal é sequestrada por Volrath. Starke trai Sisay e a entrega para o Evincar.

4204 AR - Gerrard Capasheno é recrutado pela tripulação do Bons Ventos para resgatar a Capitã Sisay. Os Keldonianos iniciam incursões ao nordeste de Jamuraa.

4205 AR - Starke mata Maraxus de Keld. Recrutados os membros da tripulação do Bons Ventos. Gerrard Capasheno lidera a tripulação do Bons Ventos até Rath para resgatar a Capitã Sisay. Peças do Legado de Urza são roubadas.

4205 AR - Crovax mata Selenia e torna-se um vampiro. Karn recupera as peças roubadas do Legado. Ertai e Lyna abrem o Portal Errático. A tripulação do Bons Ventos foge com a Capitã Sisay de Rath para Mercádia. Morte de Mirri.

4205 AR - Ertai é capturado por Greven il-Vec e feito prisioneiro na Fortaleza de Volrath. Volrath mata Starke em Mercádia e retorna para Rath. Avila, filha de Eladamri, é morta e transformada em Belbe, a phyrexiana que escolheria o próximo Evincar de Rath. Ertai é alterado por tecnologia phyrexiana.

4205 AR - Volrath é derrotado por Crovax. Crovax torna-se Evincar de Rath. Crovax mata Volrath.

4205 AR - Eladamri mata Belbe. Eladamri, Lin Sivvi e Takara en-Dal fogem de Rath para Verdura, em Dominária.

4205 AR - Barrin e Rayne auxiliam Teferi na Guerra da Profecia contra Keld. Os Keldonianos são derrotados ao sudeste de Jamuraa. Greel mata Rayne.

4205 AR - Começa a Invasão phyrexiana. Os phyrexianos bombardeiam Benália sob a liderança de Tsabo Tavoc. O Bons Ventos retorna a Dominária. Benália é destruída.

4205 AR - Eladamri chega a Llanowar.

4205 AR - Os phyrexianos bombardeiam Llanowar. Takara morre durante o bombardeio.

4205 AR - Os Phyrexianos atacam o restante de Dominária.

4205 AR - Teferi se recusa a aderir à coalizão de Urza, e tira de fase grande parte de Jamuraa, juntamente com toda Shiv. Jhoira segue com ele. Criam-se a quarta fenda temporal (Shiv) e a quinta fenda temporal (Zhalfir).

4205 AR - O senhor lich Lorde Dralnu une-se à Coalisão.

4205 AR - Urza reúne os Nove Titãs para pilotar as armaduras-titãs.

4205 AR - Orim desenvolve uma vacina contra a Phthisis. Hanna morre, infectada pela praga phyrexiana.

4205 AR - Barrin destrói Tolaria e suicida-se.

4205 AR - Começa a Batalha de Koilos. Thaddeus morre. Tsabo Tavoc retorna a Phyrexia. Termina o primeiro estágio da Guerra Phyrexiana.

4205 AR - Começa o segundo estágio da Guerra Phyrexiana. Rath se sobrepõe sobre Dominária. Criação da sexta fenda temporal (Urborg) e da sétima fenda temporal (Skyshroud).

4205 AR - O Bons Ventos derrota os Phyrexianos em Hurloon.

4205 AR - Urza lidera os Nove Titãs no ataque a Phyrexia.

4205 AR - Tevesh Szat mata Kristina das Matas e Daria.

4205 AR - Gerrard e Squee são capturados por Crovax.

4205 AR - Darigaaz desperta Os Primordiais e rebela-se contra eles. Darigaaz se mata para acabar com a invencibilidade d'Os Primordiais. Crosis é destruído pelo Bons Ventos. Rith é aprisionada por Nemata. Dromar e Treva são destruídos pelas forças draconianas da Coalisão.

4205 AR - Urza mata Tevesh Szat.

4205 AR - Urza passa para o lado de Yawgmoth. Urza mata Taysir.

4205 AR - Gerrard passa para o lado de Yawgmoth. Gerrard combate Urza na Nona Esfera de Phyrexia.

4205 AR - Freyalise, Lord Windgrace, Bo Levar, e Commodore Guff bombardeiam Phyrexia. Phyrexia fica em ruínas.

4205 AR - O Bons Ventos ganha vida.

4205 AR - Gerrard decapita Urza e escapa da Nona Esfera.

4205 AR - Crovax é morto por Gerrard. Gerrard escapa da Fortaleza de Rath com a cabeça decepada de Urza.

4205 AR - Começa o terceiro estágio da Guerra Phyrexiana. Yawgmoth chega a Dominária. Bilhões são mortos. Bo Levar e Commodore Guff morrem.

4205 AR - A Lua Nula é destruída.

4205 AR - Eladamri e Lin-Sivvi se matam antes que a nuvem negra de Yawgmoth os alcance.

4205 AR - O Bons Ventos, Karn, Gerrard, e a cabeça de Urza unem-se às peças do Legado para formar A Arma do Legado. Yawgmoth é destruído. Urza e Gerrard morrem. A centelha de Glacian, contida nas pedras de energia de Urza Planinauta, passa para Karn. Karn absorve as memórias e experiências de Urza e de Gerrard. Ascensão de Karn. O Bons Ventos e o Legado são destruídos. 

4206 AR - Ocorrem os funerais em Urborg. É erigido o Monumento aos Heróis.

4250 AR - Karn cria Argentum. Karn cria o Mirari e o envia a Dominária.

4250 AR - Começa a reconstrução de Phyrexia em Argentum.

4250 AR - Mercádia é reconquistada pelos goblins Kyren sob influência Phyrexiana.

4300 AR - Nascimento de Liliana Vess.

4300 AR - Chainer encontra o Mirari.

4300 AR - O Mirari é entregue a Kirtar pelo Patriarca da Cabala.

4300 AR - Kirtar usa o Mirari para destruir Pianna. Kirtar morre. A Ordem do Norte mergulha no caos.

4300 AR - a Imperatriz Aboshan adquire o Mirari. Otaria é inundada. Aboshan morre.

4300 AR - Braids traz o Mirari de volta à Cidade da Cabala.

4300 AR - Chainer assume o poder na Cabala e exila o Patriarca.

4300 AR - Kamahl mata Chainer. A Cidade da Cabala é destruída. 

4300 AR - Kamahl leva o Mirari para as Montanhas Párdicas.

4300 AR - Kamahl usa o Mirari. Sua irmã Jeska é gravemente ferida. Kamahl e Balthor levam o Mirari para a Floresta Krosana.

4300 AR - Balthor torna-se um morto-vivo. Kamahl mata Balthor. Kamahl mata Laquatus.

4301 AR - Kamahl torna-se um druida e confia o Mirari aos cuidados de Krosa.

4301 AR - Jeska torna-se Phage e se torna membro da Cabala.

4301 AR - O Grande Coliseu é construído.

4301 AR - Ixidor funda Locus. Ixidor cria Akroma.

4301 AR - Akroma ataca Phage.

4301 AR - Kamahl e Phage começam uma guerra contra Ixidor e Akroma. Phage cria os Vermes da Morte. Ixidor é devorado. Kamahl vai para o exílio.

4302 AR - Akroma sobe ao poder em Locus. Zagorka descobre a cidade de Averru e a coloniza.

4302 AR - O Patriarca da Cabala e Phage concebem um filho.

4303 AR - Phage dá à luz Kuberr.

4303 AR - Akroma e Phage confrontam-se em Averru. Kamahl usa o Mirari e destrói Akroma, Phage, e Zagorka. De sua fusão, é criada Karona, um avatar que é a manifestação viva de toda a mana de Dominária. A ativação do Mirari e a criação de Karona desequilibram a mana de Dominária. É criada a última e maior das fendas temporais em Otaria.

4303 AR - Os Otarianos curvam-se em adoração a Karona. Eles iniciam várias guerras, a fim de ganhar seu favor. Karona estabelece residência em Eroshia.

4303 AR - Kamahl recupera o Mirari.

4303 AR - Kamahl liberta Ixidor. Ixidor revela-se a reencarnação de Lowallyn, um dos Numena.

4303 AR - Kamahl e Lowallyn convertem Kuberr. O Grande Coliseu é destruído por Karona.

4303 AR - Kamahl, Lowallyn, Kuberr e Averru enfrentam Karona na Cidade de Averru. Karona parte de Dominária em auto-exílio. Com sua partida, Dominária fica totalmente desprovida de mana e de qualquer mágica.

4303 AR - Karona começa a vagar pelos planos. Eventualmente, passa por um plano desconhecido de mana branca, onde uma voz incorpórea lhe diz que ela não poderia permanecer ali. Chegando a Argentum, conhece Karn, que a convence a voltar a Dominária.

4306 AR - Karona destrói Aphetto e ataca Averru. Lowallyn e Kuberr são mortos. Karona é morta por seus servos Sash e Waistcoat, utilizando a espada de Kamahl com o Mirari. Ascensão de Jeska. Karn leva a recém-ascendida Jeska de volta a Argentum. Karn transforma o Mirari no golem Memnarca. Karn e Jeska partem de Argentum. Memnarca começa a transformar Argentum em Mirrodin.

4470 AR - Nascimento de Garruk Falabravo.

4480 AR - Nascimento de Venser de Urborg.

4485 AR - Nascimento de Radha.

4500 AR - Shiv e Zhalfir começam a voltar de fase. Teferi e Jhoira retornam para Dominária. Teferi percebe a diferença nas centelhas de Radha e de Venser. Teferi sela a primeira fenda temporal (Shiv) e perde sua centelha. O continente de Shiv retorna em segurança a Dominária.

4500 AR - Jodah se alia a Teferi, Jhoira e Venser. Teferi pede ajuda a Freyalise e Lord Windgrace, mas Freylise recusa, se radicando de volta em Skyshroud.

4500 AR - Freyalise tenta controlar os fractius de Skyshroud, para lutar contra as tropas phyrexianas de uma realidade temporal alternativa, onde a Era Glacial jamais havia terminado, e onde Phyrexia havia vencido a Invasão. O Weaver King, utilizando Venser como escudo, chega à floresta e assume telepaticamente o controle de todos os fractius e todos os phyrexianos, utilizando-os para destruir Skyshroud. Em um último acesso de fúria, Freyalize atende ao pedido de Teferi, e se sacrifica para selar a fenda temporal sobre as cinzas de Skyshroud. Lord Windgrace faz o mesmo com a fenda temporal sobre Urborg, pondo fim à realidade alternativa da Era Glacial perene. O Weaver King é derrotado por Venser.

4500 AR - Teferi, Jhoira e Venser pedem ajuda a Karn.

4500 AR - Com auxílio de Teferi e Venser, Karn viaja séculos para o passado, para selar a fenda temporal sobre Tolaria antes que Barrin obliterasse a ilha. Karn fica preso naquela linha temporal.

4500 AR - Jeska chega a Dominária em busca de Karn. Teferi e Jhoira tentam ajudar Multani, preso na fenda temporal de Yavimaya.

4500 AR - Venser inadvertidamente liberta Nicol Bolas de sua prisão milenar no plano de meditação. Sob influência de Leshrac, Jeska usa a centelha mutada de Radha para fechar a fenda temporal de Yavimaya. Multani desaparece no processo.

4500 AR - Jeska esgota a cetelha de Radha para fechar a fenda temporal de Zhalfir. Zhalfir, no entanto, não retorna a Dominária, perdendo-se para sempre nas Eternidades Cegas.

4500 AR - Leshrac aprisiona Jeska e absorve o poder de Phage dormente nela. Leshrac então desafia Nicol Bolas, contando com os poderes de Jeska e da máscara do Myojin do Alcance Noturno para derrotá-lo. Nicol Bolas usa a verdadeira máscara para aprisionar Leshrac, e utiliza ambos para fechar a fenda temporal de Madara. Nicol Bolas parte de Dominária para Grixis.

4500 AR - Com o auxílio de Venser e Radha, Jeska se sacrifica para selar a grande fenda sobre Otaria, concluindo A Emenda. As centelhas dos planinautas e toda a essência da travessia de planos são profundamente modificadas.

4500 AR - Teferi parte em peregrinação por Dominária.

4505 AR - O Barão Sengir envia tropas de vampiros através do portal na antiga fortaleza dos anões sob seu castelo. O plano de destino do portal é desconhecido.

4550 AR - Agrus Kos captura o parum Szadek, rompendo o Pacto das Guildas.

4560 AR - Nascimento de Tezzeret.

4576 AR - Nascimento de Ajani Juba d'Ouro.

4580 AR - Nascimento de Elspeth Tirel.

4581 AR - Nascimento de Gideon Jura.

4582 AR - Nascimento de Jace Beleren

4586 AR - Nascimento de Chandra Nalaar.

4588 AR - Os cinco Fragmentos de Alara convergem. Elspeth Tirel refugia-se em Dominária. Ajani Juba d'Ouro derrota Nicol Bolas no Maelstrom.

~4590 AR - Surgimento do 5º Sol de Mirrodin. Slobad absorve a centelha de Glissa Sunseeker e a consome para restaurar Mirrodin. Karn transforma novamente Memnarca no Mirari. Glissa é mantida em animação suspensa no núcleo de Mirrodin e começa a ser infectada pelo óleo phyrexiano.

~4600 AR - Avacyn e Griselbrand ficam presos na Câmara Infernal. Tem início a Ascensão das Trevas em Innistrad.

~4600 - Avacyn e Griselbrand são libertados da Câmara Infernal por Thalia. Griselbrand é destruído por Liliana Vess.

4605 AR - Koth do Martelo pede ajuda a Elspeth, e força Venser a seguir com eles para Mirrodim, que está infectado por phyrexianos.

4605 AR - Koth, Elspeth e Venser entram no núcleo infectado de Mirrodim em busca de Karn. Glissa, Geth e Tezzeret revelam a existência de um novo Pai das Máquinas.

4605 AR - Koth, Elspeth e Venser resgatam Melira. Glissa duela com Tezzeret. Koth, Elspeth, Venser e Melira encontram Karn, parcialmente sob domínio phyrexiano. Melira tenta curá-lo. Venser transfere seu coração para o golem e morre. Karn recobra sua lucidez e parte para duelar com os phyrexianos em Mirrodin. 

4605 AR - Derrota dos mirrans pelos phyrexianos. Mirrodin torna-se Nova Phyrexia.

~4605 AR - Jace Beleren, Chandra Nalaar e Sarkham Vol entram no Olho de Ugin e libertam KozilekUlamog e Emrakul.

~4605 AR - Jace Beleren e Gideon Jura partem de Zendikar para Ravnica, em busca de ajuda contra os Eldrazi.




fonte: ligamagic

Nenhum comentário:

Postar um comentário