25 de mai. de 2012

Apresentação

Império de Urza é um blog dedicado a discorrer sobre o card game mais conhecido do mundo - Magic: the Gathering. Aqui serão postadas discussões sobre cartas, estratégias e assuntos diversos sobre o universo do Magic e seus jogadores.


Mas, por que Império de Urza?


Urza é um dos principais personagens do magic e, junto a Yawgmoth, domina grande parte das histórias envolvendo os primeiros blocos e edições. O nome de Urza está em três coleções e várias cartas. Quem não se lembra do “combo de Urza” – Fábrica, Torre e Usina de Urza – ou de cartas clássicas como Culpa e Raiva de Urza, quase obrigatórias nos decks de descarte e dano direto.

Urza's MineUrza's TowerUrza's Power Plant
Urza's RageUrza's Guilt

Império de Urza é uma forma de homenagear este icônico personagem e reverenciar sua importância para o Magic. Assim, o Império de Urza é uma referência ao que poderia ser a junção de todos os cards que carregam seu nome ou suas coleções (Saga, Legado e Destino) ou, ainda (e por que não?), um vislumbre do que estaria por vir no Magic.

Mesmo que há muito tempo não se mencione mais o nome de Urza nas coleções, sua influência ainda é presente. Apesar dos planeswalkers (ou planinautas para os mais antigos) terem surgido na mecânica do jogo apenas em Lorwyn, eles estavam presentes desde os primórdios das histórias do Magic. Na verdade, Urza é o primeiro planeswalker do Magic a ocupar uma posição central na história e nos cards das primeiras coleções.

Após assassinar seu irmão e quase destruir seu mundo, tornou-se um planeswalker ao absorver a energia de antigas relíquias dos Thran. A partir de então passou a caçar o mal responsável por corromper seu irmão, travando uma guerra quase interminável contra Yawgmoth. E, apesar de seu fim inglório (ser decapitado por Gerrard Capashen), há uma incessante expectativa quanto à possibilidade de retornar às histórias e cards do Magic.

O mais interessante de toda a história de Urza é que seu comportamento de anti-herói representa a essência do jogador de Magic. Em sua busca por redenção e luta contra o mal, Urza matou seu irmão, causou um cataclismo em seu mundo natal e a destruição de outros mundos. E, quantas vezes você leitor (e jogador) em sua busca impetuosa por vencer o jogo não causou sua própria derrota ou a de seus parceiros.

Por fim, Urza representa também aquilo que é inalcançável no Magic: dominar os jogos. Assim como o mestre dos magos (da saudosa série animada Caverna do Dragão), Urza é, ao mesmo tempo, um personagem e o elo condutor de uma história complexa. Já na dinâmica do Magic somos todos personagens e, por mais que tentemos ser protagonistas, sempre há uma próxima partida capaz comprovar o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário