9 de jun. de 2012

The Color Wheel - Branco






Quais os fins do Branco? Quais seus principais objetivos?

A filosofia de cada cor está diretamente ligada a seus objetivos. Cada cor deseja criar um mundo do jeito que acha que seria perfeito. Dito isso, o que o Branco mais valoriza? Harmonia. Quer um mundo em que todos se entendam. O conceito de “Comunidade” é muito apreciado. O Branco quer o melhor para todos, ele cuida de todos. O seu desejo de uma sociedade Utópica, em que todos compartilham e cooperam com os outros é muito forte. O seu derradeiro objetivo é a Paz.
Visto que Bem e Mal são rótulos usados pelas pessoas para simbolizar algo que apóia seus valores, ou ataca seus valores. Algo que promove valores em que você acredita é “Bom”. Algo que ataca os valores que nos quais você acredita é o “Mau”. Cada cor em Magic acredita firmemente nos seus objetivos. Portanto, se vêem como o Bem, e os que se põe em seu caminho, o Mau.
Eu mencionei isso, pois acredito que o mais importante é separar o conflito “Preto-Branco” do Bom contra o Mau. Moralidade versus Amoralidade. Luz contra Sombras. Pureza versus Corrupção. O conflito Branco/Preto tem várias faces. Mas “Mal contra Bem” é muito mais subjetivo.

Quais meios o Branco usa para atingir seus objetivos?

O Branco não visa apenas ajudar a si mesmo, mas como também ajudar o mundo todo. Essa é a sua tarefa  inacabável. Como ele pode tanto criar, como também manter a paz? A resposta é “estrutura”. Criando duras regras e leis, ele garante que as coisas fiquem em controle. Essas leis são aplicadas a duas áreas distintas.

Primeiro, as Leis Morais. O Branco acredita que moralidade é a base de tudo. Existe o “Certo” e o “Errado”. Indivíduos são moralmente obrigados a fazer o “Certo”. Mas ele vai mais adiante! Indivíduos também são moralmente obrigados a impedir que seja feito o “Errado“. A paixão por está área é tão grande que o leva a usar o conceito de “Religião”.

A segunda das “ferramentas” do Branco são as “Leis Civis”. Essas regras garantem que um único indivíduo não ameace o bem de todos. O Branco acredita que o bem da sociedade é mais importante que os direitos de um único indivíduo. As leis  ajudam a garantir a proteção do grupo. A paixão nesta área leva-o a usar os conceitos de “Política” e “Sistema Judicial”.

O desejo de proteger e criar regras define a mecânica de jogo do Branco. A natureza defensiva desta cor pode ser vista em toda a parte: Ganho de vida, prevenção de dano, remoção de atacantes, proteção contra cores, encantamentos defensivos, remoção de encantamos, etc. Algo notável é a presença de magias de Imposto – que obrigam seus oponentes a pagarem algo para fazerem uma ação -, e as magias de Imposição de Leis – magias globais que modificam as regras e restringem as ações dos jogadores.

Outra parte defensiva do Branco é o uso da “Igualdade”. A habilidade de igualar o jogo para ambos os lados, para que ambos possuam chances iguais em jogo. Exemplos dessas magias são “Cólera de Deus” e Armageddon. No entanto, também há um lado agressivo. O lado que pune aqueles que quebram as leis. Suas técnicas de organização podem ser usadas para montar um exército formidável. Como indivíduos são pequenos, mas como um todo formam uma unidade poderosa. Muitas das habilidades ajudam as criaturas a trabalhar de modo mais eficiente juntas. Porém, também possuem magias que ajudam a fortalecer TODO o exercito de pequenas criaturas.
O Branco vence o jogo controlando o ambiente. Toma uma atitude defensiva, e então, usa suas ferramentas para parar as ameaças inimigas. Uma vez que as ameaças foram controladas, o exército branco pode ganhar o dia. De tempos em tempo, usará ataques agressivos como uma defesa preventiva.

Quais as intenções do Branco? O que a cor representa?

Entre a natureza do Verde, e a artificialidade do Azul, o Branco é equivalente. O Branco compreende a importância de valorizar o passado, mas também a importância de planejar o futuro. Mais do que qualquer outra cor, o Branco é simbolista. Em adição, o Branco é a cor da civilização.

Ordem
Pureza
Religião
Civilização
Lei
Honra
Moralidade
Defesa
Luz
Medicina

Qual o ponto fraco da cor? O que a dirige para um mau caminho?

O Branco vive por suas leis. Portanto, não pode tolerar aqueles que não as seguem; isto significa: “Quebre minhas leis, e você irá sofrer.” É daí que vem o lado agressivo. Ele acredita que existe uma leia moral, ou direito civil que vá impedir os considerados cruéis. Ele vê isso como um ataque totalmente defensivo. Se eles não forem parados agora, eles voltarão mais tarde para destruir seu estilo de vida .

Por que o Branco gosta de seus aliados e odeia seus inimigos?

No Verde, o Branco vê um parceiro que compreende a importância da Comunidade. Que o bem de todos é mais importante que o bem do indivíduo. Diferente do Azul, o Branco é capaz de viver uma vida agrária que se mistura com a civilização, assim como o Verde.

No Azul, o Branco vê um companheiro que entende a importância do comedimento, da paciência. Ambos, valorizam disciplina e planejamento. O Azul percebe a necessidade de leis e tem a paciência para pensar a longo prazo.

No Vermelho, o Branco vê um inimigo que não respeita as Leis Civis. Vermelho faz o que quer, quando quer, criando assim o Caos. Isso é uma abominação, aos olhos do Branco. Se o Vermelho fizer o que quiser, a Anarquia reinaria eterna. Se o Branco quiser a Paz, o Vermelho tem que ser destruído.

No Preto, o Branco vê um inimigo que não respeita as Leis Morais. O Preto, gananciosamente, promove as  necessidades do indivíduo sobre as necessidades do grupo. E não há NADA mais perigoso que aqueles que desejam por seus desejos pessoais na frente de tudo e todos. O Preto é maior do males e deve ser destruído a todo custo.

Qual a maior e a pior qualidade do Branco?

A maior força do Branco é a habilidade de criar e manter leis. Se o Branco puder fazer o oponente jogar pelas regras dele, a vitória é certa. A parte fraca desta estratégia é a inflexibilidade. Branco não tem a capacidade de se adaptar rapidamente a uma situação diferente e perigosa.

Personagens que poderiam ser Brancos(Hugo Mendes - 08/10/2010)

Super-Homem- Conhecido dentro dos círculos sociais das HQs como “O escoteiro”. O Super Homem sempre, sempre joga de acordo com as regras. Ele tem um centro bastante moral. Além disso, ele acha que seu maior papel é proteger os outros. Tudo isso é bem branco.

Rei Arthur- A maior preocupação do Rei Arthur era ajudar e proteger seus súditos. Ele, também, tinha um código moral que guiava suas ações. E ele usava muita estrutura para construir e manter sua proteção.

Marge Simpson- Uma das coisas legais que fizemos foi tentar adivinhar aonde iam todos os Simpsons. Após alguma discussão, colocamos a Marge no branco. Ela é o centro moral da família. Ela e a Lisa parecem ser as únicas guiadas pela consciência. Ela exige de si mesma que dê estrutura para a família. E ela é protetora ao ponto de se auto-sacrificar.

Capitão Jean-Luc Picard- A Federação é uma organização muito branca. Tem um centro moral e adora suas regras. Picard é um bom soldado da Federação. Ele tem uma bússola moral forte e guia seu povo pelas mesmas regras impostas a ele. Picard aprecia estrutura. Tanto que um de seus passatempos é arqueologia, estudar as estruturas de civilizações passadas.

Um comentário:

  1. Branco temos alguns tribais muitos fortes como Kithkin, Kor e o meu preferido... Soldado!

    Um deck muito versátil e com um poder tanto de ataque como de defesa muito forte!!
    A carta chave para manter ataque e defesa em sinergia é a Mobilização, um encantamento essencial em qualquer deck de soldado...

    ResponderExcluir