26 de jun. de 2012

The Color Wheel - Preto









Quais os fins do Preto? Quais seus principais objetivos?

Como já foi explicado em outras análises, a filosofia de cada cor gira em volta de como essa cor vê o mundo. E a vista do mundo ideal para o Preto é “Auto-Centrada”. Essencialmente, o Preto define o mundo em como ele o afeta. Portanto, cada indivíduo tem o seu propósito em vida: Fazer de sua vida a melhor possível.

E isso é totalmente justo, aos seus olhos , tanto quanto todos têm a cobiça de extrair tudo que pode dos  outros. Porém, esse estilo de vida possui muitas vítimas – no fim, para que alguém possa ganhar, os outros têm de perder -, mas o Preto acha que o mundo é assim: Os fracos se sacrificam para o mais forte. (Adoro essa frase)

Para cumprir seus objetivos, o Preto busca poder. Por quê? Porque, diferente das outras cores, ele não sente a necessidade de saber o que é ou não errado. O indivíduo tem liberdade para usar os meios que quiser para atingir seu objetivo. Além disso, o verdadeiro caminho para o sucesso é a habilidade de fazer tudo que bem entende. Se há alguém que está mantendo você longe de seus desejos e quereres, então você ainda está longe do seu objetivo número 1.

O Preto acredita que todas as outras cores querem mudar o mundo para algo que ele não é. É fácil aceitar o mundo exatamente como ele é. Humanos e humanóides, são essencialmente seres egoístas. Qualquer outra crença é simplesmente negação. Claro, seria ótimo se o mundo fosse melhor, mas ele não é. E, se o Preto tem de viver nesse mundo, então ele irá jogar pelas regras desse mundo. E essas regras são simples: Faça o que você quiser, porque uma hora, vai aparecer alguém mais forte que você e irá pará-lo.(Muitas coisas se explicam com essa frase)

A filosofia do Preto chega a ser suja, de tão simples. O Preto quer o que quer e vai usar de Todos os Meios para conseguir isso. O derradeiro objetivo? O poder supremo, ou seja, onipotência.






Quais meios o Preto usa para atingir seus objetivos?

Esta é a área em que o Preto demonstra sua maior capacidade. Todas as outras cores impõem limites sobre si mesmas. Suas limitações são físicas, intelectuais, ou morais. Mas ele  não faz isso. Usa as ferramentas que estiverem disponíveis. Morte, doença, loucura, o que for. Nada passa dos limites para ele. Mecanicamente, isto é o que faz do Preto a cor da destruição da vida e do descarte.

O Preto não liga em pagar qualquer custo para suas mágicas. Pagar com a vida, sacrificando criaturas, abrindo mão de partes do corpo aleatoriamente. O Preto faz de tudo para conseguir tudo. Mecanicamente, isto é o porquê dele ser o melhor em usar custos alternativos para usar suas mágicas. O Preto pode fazer tudo, se tiver o que ser sacrificado.

Além disso, o Preto é mais do que a vontade de desfacelar outros. Por que investir energia em algo, se você  pode simplesmente consumir o que é dos outros? Tomar algo dos outros é um dos caminhos de provar sua própria força.
As alianças do Preto, com o lado negro, o permite liderar uma horda de perigosas e às vezes dementes criaturas na batalha, lhe garante acesso para arriscadas, porém poderosas mágicas. O acesso a tudo, porém, sempre há um preço grande a pagar.

A vontade do Preto em mergulhar nesses recursos pérfidos o faz a cor mais poderosa. Os maiores perigos para o Preto não vem das outras cores, mas sim de si mesmo. O Preto é a cor que mais tem tendência a lutar consigo mesma, e às vezes deixar seus demônios a arrastarem.

Quais as intenções do Preto? O que a cor representa?

O Preto se baseia em conseguir poder. O seu objetivo sem fim é usar quaisquer meios para conseguir o que quer. Portanto, o Preto representa vários elementos do lado “parasita” da vida.

Morte
Amoralidade
Escuridão
Doença
Corrupção
Impureza
Individualismo
Destruição
Medo
Execução
Absorção

Qual o ponto fraco da cor? O que a dirige para um mau caminho?

O Preto está focado apenas em si. Portanto, ele odeia e, para ser franco, nem compreende aqueles que põem as necessidades dos outros na frente das do indivíduo. Como você pode viver sem se preocupar consigo mesmo? São idiotas, mas são idiotas perigosos.

O Preto acha que criaturas motivadas por falsas criações como moralidade e espiritualismo podem ser dobradas com a tortura adequada. Portanto, ele tem de atacar e destruir antes que seus inimigos se agrupem e se unam de modo a se tornarem muito fortes.

Por que a cor gosta de seus aliados e odeia seus inimigos?

No Branco, o Preto vê uma cor levada pela idiotice. A vida é dura o suficiente sem impor restrições sobre si mesmo. Além disso, o Branco sempre tenta impor suas leis e regras sobre os outros. E essas leis e regras protegem os fracos às custas dos fortes! Tais idéias devem ser eliminadas antes que se difundam.

No Azul, o Preto vê uma cor que compreende a razão de tudo. É uma cor que vê a importância de manter a posição de domínio e superioridade. Se o Azul gastasse mais tempo com Ação, e menos com Análise, com certeza, seriam cores irmãs.

No Vermelho, o Preto vê uma cor que não teme agir para seus próprios interesses. É uma cor que abraça a  necessidade de ser forte para sobrepujar o fraco. Infelizmente, o Vermelho é muito inconseqüente em suas execuções.

No Verde, o Preto vê uma cor incapaz de tomar os passos necessários para terminar o serviço. Como o Branco, o Verde valoriza muito as qualidades sem valor, como amizade ou imparcialidade. A grande fraqueza do Verde está em sua fé cega no valor da vida. Com certeza, a vida é útil – afinal, muitas magias poderosas vêm do sacrifício dela -, mas o Verde exagera muito.

Qual a maior e a pior qualidade do Preto?

A maior força do Preto vem do seu desejo infindável por usar todos os recursos úteis para avançar em sua causa. Ele não desvia de nenhuma oportunidade. Porém, o lado ruim disso é que geralmente o Preto se mete com coisas que não devia. Ele é a cor que mais se destrói. Em suma, o foco do Preto no individualismo o faz uma cor pobre em contato com os outros, portanto, é uma cor isolada. Quando o problema chega, ele não tem ninguém para recorrer, senão si mesmo.

Considerações especiais

É impossível se falar do Preto sem discutir esse ponto dolorido. O Preto é um sinônimo do Mal? Eu não creio. Claro, as pessoas associam o Preto à maldade. É, claramente, a cor mais disposta a ser cruel. Os vilões fantasiosos e tradicionais sempre terminam caindo para o Preto. E, jogando Magic, rapidamente podemos perceber a sua natureza. Porém, temos que entender que ter uma predisposição a ser Mal é diferente de ser Mal. Deixe-me explicar:
A Color Wheel foi a ferramenta usada para dar estrutura ao jogo. Cada cor na roda representa uma filosofia diferente. Quando a cor incorpora um sentimento, é único daquela cor. Aliados daquelas cores podem ser simpáticos àquele sentimento, mas nunca irão incorpora-lo totalmente. No mais, a primeira razão do porque do Preto não poder ser sinônimo de maldade é porque o Mal não é limitado apenas ao Preto.
Cada cor na roda é capaz de cometer atos de maldade no nome de sua filosofia. O Branco criará fascismo. O Vermelho cometerá genocídio. O Verde irá destruir violentamente o que lhe incomoda. O Azul irá roubar as coisas. “Maldade” não é um conceito sobre crenças, e sim sobre ações. E todas as cinco cores são capazes de fazer coisas más. Além disso, muitas das coisas que o Preto incorpora podem ser usadas para o bem. Por exemplo, o Preto é a cor que eleva a importância do indivíduo.
Terceiro: As pessoas geralmente confundem amoralidade com imoralidade. O Preto não é contra a moralidade. Ele simplesmente não crê que signifique algo. Uma pessoa amoral pode cometer atos morais, tanto quanto pode cometer imorais.
Então, sim, o Preto geralmente pode ser mal. Mas o Preto como uma cor não é totalmente mal. Ser influenciado pelas filosofias do Preto não necessariamente significam que você irá cometer maldades. Sendo esse o caso, não podemos dizer que o Preto representa o mal.

Personagens que poderiam ser Pretos (Hugo Mendes - 08/10/2010) 

Lex Luthor- Como um fã de Histórias em Quadrinhos eu precisava incluir um vilão. Escolhi Lex porque nenhum outro vilão representa melhor a cobiça pura e inalterada e fome de poder.

Bart Simpson- Eu incluí um Simpson em cada cor, então não há razão para parar agora. Bart é a ovelha negra da família, já que suas motivações são puramente egoístas.

Patolino- Patolino deixa claro que suas prioridades são voltadas a si mesmo. Ele é tão invejoso e egoísta quanto um desenho pode ser. (Note que o Pato Donald também estaria aqui se sua raiva descontrolada não o transformasse em preto e vermelho). Eu incluí o Patolino aqui porque volta e meia me perguntam como pode existir um protagonista preto e de quem todos gostem. Patolino foi o personagem principal em muitos desenhos. Como você pode ver, é possível.

George Costanza- Como qualquer fã de Seinfeld afirmaria, todas as atitudes que George toma são sobre George. Esteja ela causando a morte inadvertida de sua noiva por pura teimosia ou criando uma caridade falsa para evitar comprar presentes, George irá passar qualquer limite para defender sua causa: ele mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário