7 de fev. de 2013

Arte Alterada - História

A origem histórica da customização das cartas de Magic, que pasmem, teve o chute inicial dado pela própria Wizards ao criar o programa de recompensa — o extinto Magic Player Rewards. Esse projeto visava recompensar os jogadores que mantivessem uma regularidade na participação em torneios sancionados, enviando periodicamente e em quantidade proporcional à participação de cada jogador, cartas populares com novas ilustrações e ”layout” diferenciado com a eliminação do texto (textless).

Ponder Tradicional Ponder Rewards

Com essa iniciativa, a Wizards abriu as portas para a personalização das cartas, já que pode-se identificar as cartas pelo nome, inspirando nas pessoas do mundo inteiro a possibilidade de ter algo único mediante modificação artística! Nesse contexto, a renomada artista Terese Nielsen deu o segundo passo ao alterar inúmeras Force of  Will, trocando o personagem da carta por figuras conhecidas no mundo inteiro como Wolverine, Homem Aranha, integrantes da banda de rock Kiss, Jack Sparrow, Joker, etc …

Fow Kiss
Fow Sparrow
Nesse rumo, jogadores de  Magic the Gathering com talento artístico começaram a testar e aperfeiçoar novas técnicas de personalização de cartas, porém temerosos, uma vez que existia muito preconceito e dúvidas a respeito da viabilidade de uso em campeonatos oficiais sancionados. No entanto, se é possível jogar com cartas assinadas, riscadas e mal cuidadas, porque não seria permitido jogar com cartas artisticamente modificadas que em geral são muito bonitas.
Nessa época, meados de 2007, dois canadenses fundaram o site www.cardkitty.com, sua assinatura é uma pata, e a meu ver foram os precursores em escala e referência positiva nessa vertente de cartas modificadas. Até hoje, a dupla é bem criativa e vende cartas alteradas para o mundo inteiro pelo site de leilões e vendas Ebay. Vale a pena dar uma olhada...

Card Kitty Card Kitty Liliana


Nesse contexto, regras foram criadas pela Wizards para gerar parâmetros a respeito da utilização das cartas alteradas, tendo em vista a necessidade de restauração das inúmeras cartas “Heavily Played” (cartas muito desgastadas pelo uso) para poderem ser utilizadas normalmente em torneios sancionados. Antes de apresentar a primeira tentativa de normatizar o tema, alguns princípios básicos devem ser respeitados:

  • Não deve ser alterada a espessura, textura e/ou peso, a ponto de serem reconhecidas pelo tato;
  • Não devem ser utilizados palavrões ou símbolos que possam ofender de alguma forma o oponente e seus princípios (raça, cor, origem, doença, opção sexual, etc);
  • Não deve ser utilizada  pornografia.
Regra Antiga:

Originalmente postado por Universal Tournament Rule #28
"Cards used in a tournament may not have writing on their faces other than signatures or artistic modifications. Modifications may not obscure the artwork so as to make the card unrecognizable. If modifications to a card are deemed by the Head Judge to constitute outside notes or unsporting conduct, the player using such cards will be subject to the appropriate provisions of the DCI Penalty Guidelines."
Tradução: Regra Geral de Torneio #28 
Cartas usadas em torneios não devem conter escritas em sua face (parte frontal), com exceção de assinaturas ou modificações artísticas. As modificações não devem obstruir a ilustração de forma a tornar a carta irreconhecível. Caso as modificações de determinada carta sejam consideradas pelo Juiz como outside notes¹ ou uma forma de conduta anti-desportiva, o jogador usando tais cartas estará sujeito aos termos aplicáveis do DCI Penalty Guidelines.
Nota: 1. Outside note é o texto externo que não pode ser utilizado durante a partida de um torneio (ex: orientações extraídas da internet), exceção feita a anotações nas próprias cartas que não sirvam para perturbar ou tenham conteúdo inadequado. É permitida a realização de anotações pelos jogadores durante as partidas, não sendo tais textos considerados outside notes.

Sendo assim, nota-se que o principal ponto é manter a carta de alguma forma identificável de alguma forma, nem que seja apenas pelo rodapé com o número da carta na sua edição (Ex. 40 / 256). Nesse rumo, pode-se inclusive retirar o texto e modificar a arte original, porém, o mínimo que se espera é deixar o nome e custo da carta visíveis para identificação.

Nesse giro, houve um boom no mundo todo e em todos fóruns de Magic a respeito de cartas alteradas, surgindo a cada dia mais e mais alteradores, uns piores e outros melhores, cada um apresentando uma proposta e idéias diferentes, traços e estilos próprios.


Isso posto, a Wizards lançou mão a uma nova tentativa de limitar a ação dos alteradores com a seguinte regra nova:

Regra Nova:


Latest DCI Policy on Tournament Legality: MAGIC: THE GATHERING® TOURNAMENT RULES Effective October 1, 2012 Section 3.3 Authorized Cards:
“Artistic modifications are acceptable in sanctioned tournaments, provided that the modifications do not make the card art unrecognizable, contain substantial strategic advice, or contain offensive images. Artistic modifications also may not obstruct or change the mana cost or name of the card.
The Head Judge is the final authority on acceptable cards for a tournament.” 
Tradução:
As modificações artísticas são aceitas em torneios sancionados, desde que a modificação não torne a arte da carta irreconhecível, contenha considerável aconselhamento estratégico ou contenha imagens ofensivas. As modificações artísticas também não devem obstruir ou alterar o custo de mana ou o nome da carta.O Juiz Mor é quem tem a decisão final sobre a aceitação de cartas em torneios.
Bom, ao interpretarmos a nova regra, verificamos que a Wizards permitiu alterações artísticas desde que não torne a arte irreconhecível, seja mantido o nome e o custo inalterados e não apresentem conteúdo ofensivo, porém – preste bastante atenção nesse porém – o Juiz Mor é quem tem a decisão final sobre a aceitação das cartas!!

Vamos lá, jogar a responsabilidade total pelo uso das cartas customizadas aos juízes mor de cada torneio foi a saída que eles encontraram para não proibirem as trinta milhões de Old Duals e Force of Wills já alteradas,  inclusive pela artista oficial do game, Power 9s, Jittes e Jaces. Em São Paulo, a maioria dos juízes é a favor do uso das obras de artes em cartas!

Então, meus amigos juízes, “YOU GOT THE POWER”! Exerçam sua autoridade a favor da arte! Os alteradores estão aplicando parte de suas almas em cada arte terminada nas tão desejadas cartinhas de Magic, fazendo verdadeiros quadros exclusivos e únicos em escala diminuta! Volto a clamar: na dúvida, apoiem a arte pois ela transpassa as eras, ensinando ao futuro um pouco do passado.

Aí você pergunta: Ah… Mas se eu eliminar o texto com arte, como a pessoa vai saber o que a carta faz?
Existe alguma diferença de identificação entre as cartas abaixo? Portanto, se há permissão para o uso da primeira, não existe razão para a proibição da segunda!

Birds em japaBirds Of Paradise Full Art photo BOP_zpsc07b687e.jpg

Por fim, seguem alguns tipos de alterações existentes:


Borderless (Eliminação das bordas mediante a expansão da arte original):

Reaper original Reaper King - Enjoy by Galli photo ReaperKingBorderless.jpg


Full Art (Eliminação do texto mediante a expansão da arte original, mantendo as bordas)
Earthquake Earthquaque full art

Frameless (Eliminação do texto e das bordas mediante a expansão da arte original)
Liliana original Liliana of the Veil - Enjoy by Galli photo LilianaoftheVeil.jpg

Inserção de Elementos ou Personagens (Fun Art)
Pirocinesia normal Pirocinesia Mario Bross - Enjoy by Galli photo Pirocinesia Mario_zps8b4302cf.jpg

Freestyle: ( Mix das outras Categorias)
njlnçjonl hjbhbkl

Sendo assim, com base na regra nova, aconselho a vocês que optem pelo estilo borderless ou full art, que provavelmente nunca terão problema com elas! Vale destacar que é válido mostrar ao juiz as cartas antes do campeonato para certificar que não terá problemas. 


Além disso, optem pela qualidade do alterador e não pelo preço mais baixo. Quem quiser pagar pouco por uma arte, terá uma arte equivalente em sua carta e, possivelmente, mais problemas e dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário