26 de fev. de 2013

Top 3 - Cartas de Gatecrash

Para ajudar a todos, coloco aqui os Top 3 de cartas da nova edição - 3 de cada raridade e pra cada formato - cartas mais usadas até o momento, cartas que mais viram jogo, cartas mais cotadas e algumas apostas minhas mesmo.



STANDARD


Acredito que a comum mais procurada será Raptor de Aerobatanas. Muitos a classificam como o "novo Delver dos decks agressivos" e eu concordo plenamente. As listas agressivas com a cor azul ainda precisam ser bem lapidadas mas com essa nova edição as cores branco e vermelho(boros) vieram com força total. Strangleroot Geist é a carta que mais interage com essa mecânica da guilda Simic, mas ao mesmo tempo temos Geist of Saint Traft e Restoration Angel na cor branca para ajudar em toda essa evolução. Conseguimos deixar essa criatura 2/3 rapidamente e já pronta para o ataque. Se ela se tornar 3/4 com o tempo, será perfeito (gastando apenas uma mana para isso).

Mãos Vinculadoras é outra carta que pode causar grande impacto tanto nesse mesmo deck que já pode contar com o Raptor como em qualquer outro azul agressivo. Essa provavelmente será também a única carta com Cifrar que poderá ver jogo, mas de uma maneira incrível. Sempre que temos em mente o uso de uma carta com cifrar, podemos contar com ela resolvendo duas vezes no primeiro turno em que é conjurada: uma normalmente de nossa mão e outra através da criatura na qual foi cifrada. Com isso podemos transformar uma criatura nossa rapidamente num Frost Titan de criaturas! Invisible Stalker, Raptor e qualquer outra criatura agradece a existência dessa carta.

Por último, Devorar a Carne é uma versão mais em conta de Tribute to Hunger e tem seu efeito parcialmente invertido, com o oponente ganhando vida pela criatura que ele sacrifica. Efeitos do tipo édito (que faz com que o oponente sacrifique uma criatura) se tornaram bem impopulares principalmente no Standard pela grande quantidade de criaturas com undying ou que deixam comparsas no campo de batalha, mas essa carta pode fazer essa situação melhorar simplesmente custando uma mana a menos que seu já citado antecessor. Essa mana a menos faz você conseguir conjurar isso bem mais rápido, conseguindo se proteger dos infinitos custo 2 do formato e pode permitir mais ações em um jogo mais avançado, como isso e ainda outra remoção.



Enquanto azul dominou nas comuns, vermelho está causando estrago nas incomuns, começando com Quebra-Crânio. Essa carta tem o intuito óbvio de acabar com as inúmeras fontes de vida que o formato conta, principalmente Thragtusk e Sphinx's Revelation.

Amuleto Boros é a incomum mais cara da coleção e com certeza não irá jogar apenas no Standard. O primeiro efeito é direto, causando quatro pontos de dano para finalizar alguma partida. O segundo efeito te livra de destruições em massa e também permite sobreviver à combates que geralmente te deixariam numa desvantagem enorme, mas que nesse caso pega o oponente de surpresa e deixa ele em desvantagem, aberto para um golpe de misericórdia. O último, em conjunto com várias outras cartas que aumentam o poder de nossas criaturas, como Pike, auras, Selesnya Charm, Rancor, Wolfir Silverheart e ainda o próximo destaque, será outra ferramenta para acabar o jogo simplesmente do nada.

"GRUUL SMASH!" resume Furor do Clã Ghor e sua guilda. Agora sempre que você atacar com uma criatura tosca contra algo grande do oponente ela passará tranquilamente por ele, simplesmente por ele ter medo de perder seu Thragtusk 5/3 para um mísero bicho 2/2 enquanto você possuir duas manas em pé. Nenhuma criatura normal no formato atual consegue sobreviver a esse +4/+4 dado para uma criatura atacante. Mas salvar nossa criatura não é tudo, ainda causaremos um bom dano no oponente com o atropelar. Não precisa do bônus? Ok, materializamos tudo isso e fazemos uma criatura. Decks RG ganharam mais uma ótima arma.



(Já é bom deixar avisado que eu ignorei completamente as shocklands aqui por serem obviamente cartas boas e que todo mundo deve adquirir se tiverem a oportunidade.)

Víndice dos Boros foi uma carta barata no começo, mas agora é provavelmente a rara mais cara da coleção com exceção das shocklands. É bem difícil uma criatura 3/3 por 3 manas não ver jogo. Temos todo um histórico de cards variados nessa linha que sempre tiveram presença forte no formato enquanto foram válidas, então já era de se esperar que ela seria boa por isso. Agora some o fato de ela se tornar praticamente imbloqueável quando estivermos atacando, ainda mais se o oponente contar apenas com criaturas maiores que ele. Perfeito! Para nos defender ela ainda pode contar com iniciativa, ou pode simplesmente morrer também e causar o dano todo no oponente, ou levar duas criaturas... As possibilidades para essa criatura são muitas!

Pois é, acabei de falar as criaturas 3/3 por 3 manas e aparece mais uma nessa coleção. Médico da Linha de Frente vence automaticamente todas as batalhas suas contra as criaturas do oponente enquanto você estiver no ataque. O número 3 atualmente parece ser um número mágico no campo de batalha, conseguindo ter vantagem contra uma enorme parte do formato. Se não me engano apenas Smither e Restoration (e um Huntmaster Transformado e o Furor acima) se esquivam desse número, mas só isso é realmente pouco quando contamos com um exército agredindo o oponente com vários outros efeitos. Se você chegar a desvirar com essa criatura e pelo menos duas outras, a vitória estará bem próxima.

Vingador da Cabeleira de Fogo é uma aposta minha. Muitos aqui preferem a nova Esfera de Raios, mas eu vejo um potencial maior nesse anjo. SIM! Mesmo ele não tendo ímpeto! Olhem aqui novamente o número três aparecendo e servindo como remoção todo turno, além de nos garantir vida e um atacante. Nesse caso, a única criatura que para ele é um Restoration Angel, mas podemos contar facilmente com algum recurso para salvar esse anjo nas cores RW e provavelmente G. Eu pegaria fácil cópias dessa carta agora.




Fúria de Aurélia é eleita como melhor carta da coleção pela maioria, porém eu acredito que Obzedat conseguirá ter um impacto maior no formato. O novo líder da guilda Orzhov consegue ser mais uma criatura praticamente impossível de matar e faz isso sugando vida do oponente. Quando precisar entrar no campo de batalha, se precisar, ele ainda é uma criatura 5/5 com um pseudo-ímpeto. A diferença é que ele precisa de mais atenção para conseguir uma lista onde ele possa rodar bem e ter todo seu poder aproveitado, enquanto Fúria de Aurélia já é um card que pode ser encaixado em qualquer midrange.

Por sua vez, essa mágica instantânea ajuda tanto no ataque quanto na defesa, podendo servir ainda como remoção ou uma bola de fogo gigante na cara do oponente. Como disse, qualquer deck que tenha um plano de jogo mais longo que os decks super agressivos conseguem se aproveitar até mesmo de apenas 3 pontos de dano causados por essa carta, mas acredito que para o que ela faz, apenas um American Flash possa realmente se aproveitar dela. Decks mais lentos ainda contam com Supreme Verdict e Terminus e decks mais rápidos dispensam esse efeito e agora contam com Boros Charm para se prevenir de remoções globais. Por esse motivo, podendo não encontrar tanto espaço assim em decks, acredito que Obzedat é melhor por podermos trabalhar algo em torno dele.

Escolher a terceira mítica para destacar aqui foi difícil. Grande parte das míticas não possui um poder obvio e eu só poderia afirmar o poder de alguma depois de várias builds e vários testes... O que não era o proposto para hoje. A dona da mágica anterior, a própria Aurélia, possui um poder bem alto (acompanhado por um custo acima da média). Somando todas essas mágicas e habilidades que citei e que interagem com combate, essa fase extra que ela oferece assim que cai no campo de batalha é absurda. Hellrider, todas as cartas com batalhão, Silverblade Paladin... Todos caem antes dela no campo de batalha e se aproveitam MUITO desse combate adicional. Mesmo não no turno que cai, mas no seguinte, podendo contar com um pump do Furor em dois ataques ou um golpe duplo do Amuleto Boros... Ela pode ser facilmente um finisher.



Mais dois amuletos aqui também e novamente a presença do Boros. Indestrutível e hexproof ganharam uma importância maior com o lançamento de Abrupt Decay. O que não pode ser anulado deve ser prevenido e o Amuleto Boros faz isso muito bem no formato, não só protegendo suas permanentes contra essa mágica como também contra várias outras figurinhas conhecidas no formato: Supreme Verdict, Wasteland, Pernicious Deed, Perish, Engieered Explosives... Ou seja, já deu pra perceber que esse efeito dele seria o mais importante no Legacy.

Muita gente irá rir de eu destacar o planeswalker aqui, mas desde que eu consiga deixar a dúvida em alguns pra mim já estará de bom tamanho. Domri Rade é um planeswalker de apenas três manas e isso já garante uns pontos a favor dele. Em um formato onde contamos com Sylvan Library e fetchlands, a sua primeira habilidade pode ser muito útil e garantir uma vantagem incrível para decks que não possuem o apoio de Dark Confidant, ou até mesmo em conjunto com o mesmo. No primeiro caso, com o encantamento, podemos usar ele para comprar cartas sempre. Óbvio. No segundo, se não encontrarmos uma criatura e a carta do topo for algo ruim, o efeito de embaralhar nosso deck depois dessa espiada pode nos salvar de vários draws ruins e isso ainda aumentando seus marcadores.

A segunda habilidade em decks baseados em criaturas sempre será boa. Contamos com Madre das Runas para oferecer proteção pra quem irá lutar e contamos com Tarmogoyf e Cavaleiro do Relicário que podem acabar com qualquer criatura no campo de batalha e ficarem vivas facilmente. Claro que no momento é difícil encontrar uma casa para ele, mas o formato anda tão movimentado quanto o Standard, então em pouco tempo pode surgir algo que abuse desse walker tranquilamente.

O último destaque competitivo fica para o Amuleto da Guilda Dimir. De feitiços relevantes no formato temos Show and Tell, Terminus, Wishes, descartes... Além disso, ele deixa os Enlightned Tutors e Personal Tutors bem #xatiados e, na "pior" das hipóteses, mata Thalia, Gaddock, Deathrite, Confidante, Delver, Stoneforge... Enfim... Alcance para ser bem efetivo no formato esse Amuleto tem, ainda mais com a popularização dos BUG nesses últimos meses. Só resta esperar e ver se será tão usado quanto foi o tão comentado Amuleto Izzet.




Todas as novas lendas também se encaixarão muito bem, tanto para decks com elas como decks em cima delas. Todas possuem boas variedades de uso, o novo borborigmo por exemplo joga muito em deck de reanimate.

Alguns deles podem até aparecer em algum Standard da vida por acidente, mas é óbvio que os cards foram feitos para mesões. Todos eles sem exceção possuem um potencial muito grande para o formato e estarão presentes em todos os dekcs de suas respectivas cores.



Palco Dramático, entretanto, será a carta usada em todos os decks do formato. Se você não possuir uma cópia desse terreno será simplesmente por não querer seguir as tendências mainstream, porque o mesmo não possui defeitos. Se você usava Vesuva e acha o terreno o máximo, esse aqui é bem, BEM melhor por motivos óbvios!

Bom se você acha que há outras cartas que estariam melhor nesse TOP 3, ou que poderia haver combinações diferentes com elas, coloque nesse post suas ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário