23 de fev. de 2013

Entendendo o Formato "PLANECHASE"










Esse é um formato casual criado pela Wizards of the Coast, inovando um pouco o nosso querido jogo de estampas ilustradas. Ao contrário de Commander, esse produto não fez tanto sucesso assim , então muitos jogadores nem se interessaram por esse formato casual.

O modo de jogo Planechase possui o mesmo conceito de uma partida normal de Magic, onde dois ou mais magos travam uma batalha usando seu grimório como recurso, a diferença é que com Planechase a batalha é travada através dos planos, como se fosse aquela luta contra o último chefe de um jogo onde o cenário muda constantemente e garante novas habilidades/penalidades para os personagens durante a batalha. Todos os cards de plano visitam planos conhecidos como Dominaria, Ravnica, Zendikar, Lorwyn... E alguns que nunca foram realmente explorados no jogo, como Arkhos e Muraganda.
  • Como jogar
Cada jogador joga normalmente com o seu baralho de no mínimo 60 cartas, seguindo apenas as restrições de um formato ou restrições próprias, ambas impostas pelo grupo de jogo (já que se trata de um formato casual, as regras da casa muitas vezes falam mais alto). Cada jogador deve possuir também um deck planar com as seguintes restrições:

- Um deck planar deve conter pelo menos 10 cartas, incluindo cartas de plano e cartas do tipo phenomenom;
- Você não pode possuir mais de uma carta com o mesmo nome no seu deck planar (como acontece no Commander);
- Você não pode possuir mais que duas cartas do tipo phenomenom no seu deck planar e elas também não podem ser iguais.

Todos os decks pré-montados de Planechase possuem um deck com 60 cartas e um deck planar com 8 planos e 2 phenomenom (na primeira edição ainda não existia esse último tipo de carta, então os decks planares continham 10 planos).

Os jogadores então embaralham seus grimório e os decks planares, decidem de alguma maneira aleatória quem começa o jogo, compram cada um sete cartas e decidem se vão mulligar ou jogar, como em uma partida normal. Num jogo multiplayer o primeiro mulligan de cada jogador conta como um "mulligan gratuito", ou seja, ele compra sete cartas depois de mulligar pela primeira vez, comprando uma menos apenas para mulligans a partir do segundo. Depois de tudo decidido, o jogador que começará a partida revela o card do topo de seu deck planar. Se o card revelado for um card do tipo phenomenom ele o coloca no fundo de seu deck planar e revela o próximo card, até revelar um card de plano.
  • Os Planos e Phenomenons
Esses cards, presentes no deck planar de cada jogador, enquanto ativos, ficam em uma zona chamada de "zona de comando" (aquela mesma zona onde ficam os generais em Commander).  Nada pode destruir, afetar ou interagir com essas cartas de algum modo. O controlador do plano é sempre o jogador ativo, então o plano muda de controle todo turno, mas o dono continua sempre o mesmo. 

Vamos ver então do que um card de plano é composto:

Nome do card: Esse é o nome da região do plano onde nos encontramos atualmente.
Tipo do card: Como todos os cards possuem essa linha, aqui é definido o tipo do card: plano ou phenomenom.
Nome do plano: Aqui temos o nome do plano onde nos encontramos. Nessa imagem temos um exemplo bem conhecido que é o plano de Zendikar, onde os Eldrazis foram liberados.
Símbolo da coleção: Nada de novo aqui, apenas o símbolo representando a coleção do card (tanto a primeira versão de Planechase como a versão atual contam com o mesmo símbolo).
Habilidade do Plano: Todo plano possui uma habilidade estática e/ou desencadeada que costuma afetar a mesa inteira. Quando o plano possui uma habilidade desencadeada ela pode ser respondida normalmente antes de resolver (a não ser que algum efeito impeça). Quando a habilidade do plano se refere a "você", como por exemplo "no início da sua manutenção", ele se refere à pessoa que está jogando o turno, então esse efeito desencadeia no inicio da manutenção de cada jogador.
Habilidade de Caos: Todo plano possui também uma habilidade de caos, representada pelo seguinte símbolo presente no dado planar (explicado em seguida). Essas habilidades seguem a mesma linha da habilidade anterior para efeitos relacionados a "você".
  • O dado planar
Todo deck de Planechase, além de conter os planos e um deck de 60 cartas, contém também um dado planar de seis lados. Quatro lados desse dado são espaços "em branco", um lado contém o símbolo de caos (aquele anterior) e um lado contém o símbolo dos planeswalkers:
Durante o seu turno, a qualquer momento em que você puder conjurar um feitiço, vou pode rolar o dado planar. Não há um limite de vezes para rolar o dado planar no seu turno, mas a partir da segunda rolagem você deve pagar uma quantidade de mana igual ao número de vezes que você já rolou o dado nesse turno, ou seja, 1 mana para a segunda rolagem, 2 para a terceira, e assim por diante... Ninguém pode responder uma rolagem de dado, mas os jogadores podem responder os efeitos que o resultado da rolagem desencadeia.

- Se cair uma face "em branco", nada acontece;
- Se cair a face com o símbolo de caos, a habilidade de caos do plano voltado para cima é desencadeada;
- Se cair a face com o símbolo dos planeswalkers, uma habilidade desencadeada "escondida" desencadeia e quando ela resolve o dono do plano ativo (voltado para cima) coloca ele no fundo do seu deck planar e quem rolou o dado revela o card do topo de seu próprio deck planar, levando os jogadores para um novo plano!

Espera, espera, espera... Agora também podemos encontram um "phenomena" durante a viagem entre os planos. Cada card desse tipo possui uma habilidade desencadeada que desencadeia sempre que nós o "encontramos", ou seja, sempre que revelarmos ele no topo do nosso deck planar. Essa habilidade é colocada na pilha e os jogadores podem respondê-la normalmente.

Depois que a habilidade é resolvida, o jogador que "encontrou" esse card o coloca no fundo de seu deck planar e revela a próxima carta do deck. Se a habilidade desse card for anulada ou por algum motivo não puder ser resolvida, o processo é o mesmo: o jogador que o encontrou coloca esse card no fundo do deck planar e revela a próxima carta.

Pode parecer complicado explicando detalhadamente as regras e o processo de jogo, mas vocês verão quando jogar que é tudo bem rápido e simples.
  • E quando um jogador deixa o jogo?
Planechase é um formato mais voltado para jogos com três ou mais jogadores (um "mesão"), então temos algumas regras adicionais para esse tipo de jogo, principalmente quando um jogador deixa o jogo, seja concedendo a partida ou então perdendo de alguma maneira.

Quando um jogador sai do jogo, todos os objetivos pertencentes aquele jogador também deixam o jogo.  Se aquele jogador controlava alguma magica ou habilidade que estava esperando para ser resolvida, essas deixam de existir. Se aquele jogador controlava alguma permanente de outro jogador, os efeitos que garantiam o controle dessa permanente acabam (fazendo ela voltar para o controle de seu dono) e se a permanente não tiver pra quem voltar (talvez por ter entrado em jogo direto sobre o controle daquele jogador), ela será exilada.

Se o plano ativo estiver sendo controlado pelo jogador que esta deixando o jogo, esse plano passa a ser controlado pelo próximo jogador na ordem dos turnos antes do jogador deixar o jogo. Depois, se o plano também pertencer ao deck planar do jogador que está deixando o jogo, esse plano deixa o jogo também e seu novo controlador revela a carta do topo de seu deck planar, desencadeando qualquer habilidade que desencadearia por deixar o plano anterior e/ou entrar no novo plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário