Vamos falar sobre algumas habilidades que vem apenas com seu nome descrito na carta, as habilidades-chave. Não vou citar todas neste artigo, há muitas. Dessa forma, pretendo fazer todas as relevantes conforme o tempo. Vamos nos dedicar agora a algumas:
Toque Mortífero / Deathtouch:
Dica: Toque Mortífero gosta muito de Atropelar. As duas juntas permitem que você possa designar apenas um ponto de dano de combate a cada criatura bloqueadora, e o restante no jogador defensor.
Golpe Duplo / Double Strike:

Dica: Lembre-se que em cada etapa, ambos os jogadores recebem prioridade. Caso haja uma criatura com golpe duplo, você recebe prioridade após o dano causado na etapa de iniciativa, e antes do dano na etapa de dano normal. Cavaleiros Mirranianos segurando Jittes de Umezawa gostam muito disso, pois podem ativar os marcadores da Jitte recebidos na etapa de iniciativa para aumentar o dano na etapa de dano normal.
Equipar / Equip
Apesar de não aparecer mais escrito na carta, equipar é uma habilidade ativada. Ou seja, um “Equip 3” quer dizer: “3: Anexe este equipamento na criatura alvo que você controla. Ative esta habilidade somente quando você puder conjurar um feitiço.”
Dica: Se houver mais de um custo de equipar disponível, você pode optar por usar o que você quiser. Não é mandatório usar o “melhor”.
Proteção contra... / Protection from...
Proteção é outra coisa que o pessoal erra bastante. Até porque agora existe proteção contra, literalmente, tudo (né Sr. Progenitus?). Existem quatro coisas que uma proteção faz:
- Uma permanente ou jogador com proteção não pode ser alvo de mágicas ou habilidades daquela “qualidade”, onde a qualidade quer dizer à que a proteção se refere. Pode ser uma cor (Vermelho), um tipo (Artefato), uma condição específica (Custo Convertido Maior que 3) ou praticamente qualquer coisa.
- Uma permanente ou jogador com proteção não pode ser encantado com Auras que possuam a qualidade mencionada. Se aquela permanente ou jogador já tiver alguma aura anexada e ganhar a proteção, elas são colocadas no cemitério do dono como uma ação baseada-no-estado. Com Equipamentos é bem parecido, mas os Equipamentos continuam na mesa, e só são desanexados da criatura.
- Qualquer dano que seria causado por fontes que tenham a qualidade mencionada será prevenido. Sejam mágicas, criaturas ou habilidades.
- Uma criatura atacante que tenha proteção não pode ser bloqueada por criaturas que tenham a habilidade mencionada. Se tiver proteção do vermelho, nenhuma criatura vermelha poderá bloqueá-la.
Também é bom lembrar que proteções de qualidades idênticas são redundantes, e que proteções de qualidades diferentes se acumulam.
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