16 de jan. de 2013

Como escolher / montar um deck ??? (para novatos)











1º Passo: Escolhendo seu formato


O primeiro passo para montar um deck é escolher qual formato você pretende jogar. Se você não está familiarizado com esses termos ou possui dúvidas sobre quais edições são permitidas em cada formato, pode dar uma olhada rápida nessa área do site da devir: http://www.devir.com.br/magic/banidas_restritas.php.



- Standard (T2 ou Padrão): permite apenas as edições mais recentes. É recomendável para quem tem sempre acesso às edições mais novas, pois a rotatividade do formato (e consequentemente dos seus decks) é alta. Um deck T2 não costuma ser muuuito caro, mas como exige adaptação constante você tem pouco tempo hábil para fechar um.



- Modern (Moderno): o modern praticamente substituiu seu "primo" extended. É um formato bem mais abrangente que o Standard e como as edições não "caem", tende a ser mais estável. O problema do modern é a supervalorização de algumas cartas, que sobem consideravelmente o preço de alguns decks do formato.



- Legacy (T1.5): o legacy tem a vantagem de ser um formato estável, com decks "sólidos" que não mudam radicalmente, apenas vão se adaptando a cada edição lançada. Com isso, um jogador não deve mudar abruptamente sua coleção a cada edição lançada, apenas adquirir algumas cartas que achar relevantes. Contudo, o custo de um deck pode assustar alguns iniciantes (podendo chegar facilmente a casa dos 2.000 reais).



- 4fun: talvez você não queira jogar campeonatos, apenas tem o desejo de se divertir com seus amigos e usar combos loucos! Não há nada de errado nisso! Se você não quer gastar muito e jogar magic, pode fazê-lo de forma não competitiva, montando decks Commander ou decks chamados "4fun". 



Na região onde cada um joga sempre há o domínio de algum formato (mais campeonatos, mais jogadores com decks desse formato). Agora que você já escolheu um formato, vamos ao próximo passo que é...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



2º Passo: Conhecendo seu estilo de jogo



Se você já jogou algumas partidas de magic deve ter se identificado com alguma estratégia. Talvez você goste de ser agressivo, varrendo tudo da mesa do adversário e batendo com criaturas rápidas e eficientes. Talvez curta ser um jogador controlador, não deixando o oponente fazer nada até ganhar o jogo em "grande estilo", com alguma carta poderosa. Ou quem sabe goste dos combos, da combinação de 2 ou mais cartas liderando seu caminho para vitória. Alguns jogadores tem predileção por cor, tipo de criatura ou estilo de jogo... 

Por mais que magic seja um jogo competitivo, ele também deve ser divertido. Descubra que tipo de estratégia você tem preferência e isso te ajudará a escolher um deck que se alinhe com sua personalidade de jogo. Eis alguns exemplos de jogadores (você pode se encaixar em mais de 1):



- Agressivos: preferem decks rápidos, que não enrolem muito pra matar, e cartas de custo baixo, rápidas e eficientes.



- Agressivos-Controladores: gostam de decks rápidos, mas que de alguma forma também atrapalhem o oponente (com anulações, por exemplo). Não gostam de enrolar muito, mas preferem trocar um pouco da sua velocidade pela possibilidade de abaixar a velocidade do oponente.



- Controladores: gostam de decks lentos, de vitórias completas onde o oponente não possui "nada" na mão nem na mesa, e sequer tem condições de reagir. Preferem cartas pesadas para atingir sua vitória (conhecidas como "bombas") e usam cartas mais leves apenas para atrapalhar o oponente.



- Combo: ganhar rápido não basta, tem que ganhar com estilo! Jogadores de combo gostam de decks complexos, de interações diferentes e/ou de vitórias rápidas com a combinação simples de 2 cartas.



- Agressivos (Midrange): gostam de ser agressivos, mas preferem "bombas", recursividade ou redundância ao invés de velocidade. É o tipo do deck pra jogadores que curtem montar seu "castelinho" de cartas, com várias cartas atrapalhando o oponente e algum bichão fechando o jogo.



- All-In: Jogadores dessa natureza preferem grandes riscos que ofereçam grandes ganhos. Eles costumam ser inclinados a jogar com combos e aggros rápidos, mas eventualmente podem se identificar com algum aggro-control (especialmente tempo decks).



- Conservadores: preferem as jogadas sólidas, e pensam nas piores situações que poderiam enfrentar do outro lado. Sua opção é geralmente não correr riscos, então costumam se inclinar a jogar com aggro-controls, controls puros (pela opção de parar as jogadas do oponente) ou aggro´s midrange (pela consistência).



- Entusiastas: os entusiastas são fãs convictos de UM deck em específico. Pode ser um burn, monoblack control, goblins ou até aluren, não importa: eles estão convictos de que seu deck tem imenso potencial no formato. Os entusiastas tem a vantagem de atingir um nível de excelência incrível com seu deck pelo treino intenso, vislumbrando jogadas que a maioria dos outros jogadores não perceberia. Por outro lado, eles deixam de aproveitar um pouco a força que outros decks possam oferecer.



Obviamente que ninguém se limita a nenhum desses perfis em específico, mas saber o seu estilo de jogo ajuda a encontrar o deck que mais te deixará confortável no formato. =)



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



3º Passo: Pesquisa



Você já escolheu o formato que quer jogar mas... e aí ?? Como garantir que seu deck vai ser bom ? Muitos novatos acreditam que vão lançar listas revolucionárias e surpreender todos com sua nova "tech" ou com seu deck que "tem tudo"! A verdade é que existem milhares de jogadores mais experientes do que você (e do que eu) maquinando sobre as melhores builds para cada formato. Você um dia pode chegar a esse nível, mas antes de quebrar um formato, você precisa saber como ele é. Por isso este passo é tão importante: pesquise! Olhe em fóruns como a ligamagic ou nas listas do top16 dos campeonatos promovidos pela Starcity quais são os decks em evidência. Mesmo que alguns deles não te agradem (ou que você não curta copiar decks da internet) esse conhecimento é extremamente necessário para formar um bom jogador.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



4º Passo: Definindo suas metas de gasto



Você já escolheu o seu formato, deu uma pesquisada nos decks que aparecem frequentemente e já achou alguns que se encaixam no seu estilo de jogo. Mas como magic não é um jogo lá muito barato, outro passo importante é definir suas metas de gasto. Isso também te ajudará a definir que deck está ao seu alcance dentro de um período X de tempo.



Exemplo: Você decidiu jogar legacy, pois várias pessoas da sua região jogam e tem muitos campeonatos para disputar. Seu estilo de jogo se encaixa em agressivos (rápido ou midrange). Depois de algumas pesquisa, você acha que curtiria jogar de goblins, naya, GW ou mesmo Rock. Se o seu orçamento é mais curto, o Rock provavelmente estará fora de questão pelo alto custo. Agora é hora de pesquisar os preços das cartas desses 3 decks que restaram e decidir qual deles será viável pra você.



Dentro de cada arquétipo, existe uma infinidade de listas diferentes. Então, se você está começando, tente iniciar com alguma mais básica, que não demande gastos excessivos. No legacy, por exemplo, se você está pensando em montar um merfolk ou goblin, comece com as versões monocolor e não vá atrás de uma Taiga ou Underground Sea até ter o seu set de frasco, wasteland e afins (que formam o núcleo dos decks).



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



5º Passo: Foco!



Agora que você escolheu um deck, mantenha o foco e feche-o. Não tente montar 50 decks ao mesmo tempo ou pegar todas as cartas que formam o núcleo "tier 1" do formato. É melhor ter 1 deck fechado do que 3 decks capengas.



Outro ponto importante: não fique com uma carta só porque ela "pode ser muito boa no deck que você pode montar um dia". Se você teve a felicidade de abrir em um booster uma carta de preço elevado e ela NÃO joga naquele deck que você escolheu, coloque-a logo pra venda ou troca. Caso contrário, você terá várias cartas boa pro seu jund modern, pro UR delver t2, pro GW legacy, pro commander de Ghave, pro pauper monoblue e, no final, não terá deck nenhum montado.



"Mas vai demorar muito pra eu fechar meu deck !!" – Sem problemas, monte um 4fun ou, NO MÁXIMO, monte outro deck simultaneamente. Isso e válido especialmente se há disponibilidade de vários tipos de campeonato na sua cidade.



Nota: Se você for um gordinho tetudo RICO, você pode ignorar todo esse passo e montar uns 10 decks ao mesmo tempo. Mas sério, se você é tão rico assim, deveria torrar essa grana em outras coisas e curtir mais a vida. =)



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



6º Passo: Treino, MUITO treino mesmo !!!



Seu deck está todo montado bonitinho (ou pelo menos bem avançado). É hora de você encarar campeonatos de verdade!!! Mas, sem o treino necessário, você será apenas mais um péssimo jogador que nunca faz resultados expressivos. E olha que magic ainda é uma coisa prazerosa de se treinar. Parafraseando Muhammad Ali:



"I hated every minute of training, but I said: Don't quit. Suffer now and live the rest of your life as a champion."



Monte uma pequena equipe e treine. Se não tiver, treine com seus amigos mesmo. Se não tiver muitos amigos que joguem, peça a um grupo de jogadores pra treinar com eles. Se nada disso estiver disponível, abra uma conta no MOL e treine. Se não tiver dinheiro pra isso, monte o deck no Workstation e TREINE !!! Bom, você pegou o espírito né?



Exemplo: para o nacional legacy eu havia treinado contra todos os principais decks do formato e até contra alguns decks loucos que meus companheiros de time montavam !!! Isso me deu uma incrível habilidade de saber sidear "de olho fechado" contra os tier1 do formato e de jogar de forma inventiva contra rogues. Treino constante é o que te dá o feeling sobre quais mãos keepar, qual carta que merece removal, qual merece um counter, como driblar as ameaças dos oponentes e como conhecer melhor o seu próprio deck.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



7º Passo: Mais pesquisa, mais treino !!!



Conforme você for adquirindo mais confiança em jogar campeonatos, provavelmente se sentirá mais confiante para ir adaptando o seu deck. E um dos aspectos mais atraentes (e complexo) do jogo é a sua constante mudança. As listas que eram boas há alguns meses podem não ser mais tão eficientes atualmente e você precisa estar a par dessas informações para acompanhar a evolução dos formatos. E como não se deixar atropelar ?? Novamente: pesquisa e treino. A pesquisa te permite conhecer na teoria os principais decks do formato, suas cartas chave e como eles tem se saído nos campeonatos mundo a fora. O treino te permite conhecê-los na prática e te dá a oportunidade de testar cartas / estratégias diferenciadas contra esses arquétipos. 



Leia artigos. Veja tópicos de discussão. Jogue campeonatos com frequência. Essas práticas não garantem vitórias automáticas, mas a sorte costuma sorrir mais fácil para quem está bem preparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário