17 de jan. de 2013

Magic "Casual", Melhor Formato?





Magic Casual. O que é "casual"? Quem inventou isso?

Na prática, quem são as pessoas que jogam isso?
Somos nós. Nós, que abrimos um booster e vemos as Comuns antes das Incomuns e da Rara. Nós, que rimos do flavor text de Hex, e ansiamos pelo dia no qual a usaremos em um deck e jogá-la, enquanto declamamos o flavor.
Nós, que construímos um deck com as cartas que temos - não com as que nos falam para ter.

Heróis da mesa de cozinha! Jogadores casuais!

Quando se fala de "formato", temos regras específicas e definidas que permitem que qualquer jogador, com acesso a qualquer lista de deck e qualquer Database de cartas consiga entender a que formato esse deck pertence (ou pelo menos supor). De bater o olho e ver coisas como Force of WillJace Mind Sculptor, Sensei's Divining Top - já sabemos se trata de Legacy (ou Vintage. Droga, esse dá pra confundir). Bom, pelo menos Modern não é. Achando coisas como Tarmogoyf, mas usando Serum Visions enquanto um Preordain ou Ponder seriam muito melhores, sabemos se tratar de Modern. Olhando uma lista que só tem cartas comuns, Pauper. Parece Modern mas usa cartas banidas? Extended (ou não, ninguém mais joga isso!). Só das edições mais recentes? Certamente Standard.


Mas e o Casual, cadê?
Bem, pode-se dizer que Casual é TUDO e NADA. Ele é "tudo" porque mesmo uma lista com umas Force of Will, umaVolcanic Island e uns Daze pode ser Casual. Assim como uma lista tecnicamente Standard pode se revelar, ao perguntar ao seu dono, "Casual".

Casual também é "nada" no sentido que não existe como formato. Se você for caçar no site da Wizards, nas Rules, não existe nenhuma menção a "Casual Format". Não existem "campeonatos casuais" ou algo do tipo.


"Então Casual não existe, ele é, na verdade um deck sub-competitivo. Basta seu dono adquirir os recursos e cartas corretas que se torna um deck adequado a qualquer um dos formatos."
Discordo. Essa perspectiva de "correto" e "adequado" distorce os fatos. Embora sim, a falta de recursos financeiros seja um fator de grande importância para que um jogador não invista num Vintage, Legacy, Modern, Extended ou Standard, nada garante que ele o fará. Um jogador só se insere num formato se assim o quiser - meio óbvio, mas indica que não é "regra". Casual, nesse sentido, seria o limbo, um espaço longe da competição no qual os decks anseiam pela oportunidade de sair e conquistar seu espaço entre SnapcastersGoyfs e Bobs.


"Então você diz que Casual é a mesma coisa que Budget!?"
Novamente, discordo. "Budget" é uma subcategoria a todos os formatos. "Budget Legacy", "Budget Modern", até "Budget Pauper" (curioso, mas o Pauper subiu o preço de muitas cartas e fez muitas sumirem de pastas também) que implica que serão usadas as regras do formato, as listas de banidas e restrições de construção de deck - mas tudo a um custo reduzido. Essa solução é fantástica - e existem muitos adeptos dela. O intuito é manter um nível competitivo, fazer listas eficientes e otimizar recursos, enquanto o preço dos decks é significativamente menor que nas listas competitivas não-budget.


"Pra quê serve o Casual então?"
O Casual abrange tudo que não foi absorvido pela vontade de competição. Não é um formato, é uma mentalidade. É um agregado de condições que faz com que determinados jogadores se reúnam harmoniosamente, e joguem. É caracterizado por pessoas que valorizam mais as "jogadas bizarras", as piadas, comentários entre partidas e, em geral, diversão, do que o objetivo do jogo em si.

Gente que gosta do Magic pelo Magic, pelo Flavor, pelo Background, pela Mecânica e não pela vitória.


Vencer é legal? Claro que é! É praticamente uma massagem tailandesa no ego! Imagina então ganhar de um deck legal, com outro deck legal, que você fez a lista do zero e ainda usando só suas cartas e mecânicas favoritas?

Diferente do Budget, que implica em restringir mais as condições de construção de deck, o Casual expande esse universo de possibilidades ao jogador. O Casual, por não ter regras específicas, pode se apoiar em algum formato - Casual Legacy, Casual Modern - para servir de referência. Isso o aproxima do Budget, embora a diferença crucial seja o modo como a competição é encarada.


É disso que o Casual gosta - é para isso que se joga.


Seriedade, Regras e Organização
Um grande desafio para o jogador casual é escolher se ele vai "se importar" com formatos. Existem diversas vantagens e desvantagens - se tratando de uma escolha complexa. As pessoas, por vezes, voltam nesse ponto e mudam de idéia no que diz respeito a formatos - geralmente por pressão de amigos.


Vantagens em adotar um formato:
- Fica fácil explicar seu deck. "É um Modern Goblins casual, bem tranquilo"; "One with Nothing Combo Legacy Casual", etc. Isso auxilia na hora de jogar com gente nova, pela primeira vez. É especialmente relevante para quem frequenta lojas - você se passa por um jogador de Budget.

- Restrições geram desafios em deckbuilding. Esse elemento é particularmente verdadeiro para Modern, Extended e Standard.

- Caaaaaaso mude de idéia, e queira jogar competitivo, é "só" uma questão de ganhar na loteria e queimar dinheiro no deck - isso já te "nivela".




Desvantagens em adotar um formato:

- Se for tão importante assim, você provavelmente não vai sossegar até seus amigos adotarem o formato também.

- Dependendo do seu pool de cartas e do formato escolhido, pode significar impossibilidade de usar MUITAS cartas. Isso entristece muita gente. E cartas.

- O nível geral de criatividade PODE cair. Não é regra, mas deve ser discutido como uma desvantagem, pois ao adotar um formato fica (mais) viável pesquisar listas competitivas do formato, inevitavelmente "misturando os dois mundos". Isso pode ser divertido e se converter em uma vantagem, mas depende muito do grupo. De todo modo, a perda de criatividade média é uma desvantagem.
- Some o espírito de "construa o que quiser e seja feliz com isso".




Exemplo real
Muitos jogadores casuais passam anos e anos sem definir um formato - Me encaixo nesse grupo

Participo de um grupo de amigos que joga Magic há anos - alguns deles participaram de campeonatos outros não. Listas razoavelmente competitivas (as considero fortes e eficientes).  Passamos a ficar brincando com vários decks - eu por exemplo tenho mais de 35 decks, uns eu uso mais outros menos, a maioria do pessoal do nosso grupo também possuem vários decks. Mesmo hoje, a gente ainda acompanha edições, tenta participar de um ou outro campeonato ou as vezes até realizar um, compra boosters e brinca.


Temos JacesForce of WillDazes, old Duals (apenas um jogador)... Mas jogamos casual pelo espírito da coisa mesmo. (não, nenhum GoyfTabernáculo ou Show and Tell). Nossas listas são "Legacy" pelo critério do pool de cartas - embora estejamos montando algumas "Modern" - não têm nada a ver com competição(e sai sem querer as vezes). Ok, exceto o cara que tem FoW .


Esse é o tipo de comportamento que se enquadra nas chamadas "Regras da Casa", ou "House Rules". É extremamente comum em grupos de jogadores casuais que sejam elencadas algumas regras internas. Elas têm o objetivo de deixar o jogo mais dinâmico e/ou divertido, eliminar preocupações para deixá-lo mais leve ou, quase sempre, inibir comportamentos nocivos à integridade do grupo. É bem mais uma questão interna - cartas banidas próprias, restrição do tipo de interação...

Alguns grupos chegam até a dar "downgrade" em algumas regras do Magic. Bom, eu não apoio e uso as regras mesmo, e tento manter atualizadas sempre, as vezes acontece de usar uma regra errada por falta de entendimento ou por esquecimento mesmo, mas nada de propósito.




Darei alguns exemplos de Regras da Casa que adotamos em meu grupo:

1 - "Mulligan Free"
Nem preciso explicar essa, simples e fácil de ser adotada, deck zicado não rola nem em jogo casual.

2- "Princípio da Jogada Didática"
Não-oficial. Também, como dá pra ver pelo nome, não é uma regra - é um princípio. A gente se dá o direito de comentar jogadas, reorganizar o tipo de mana gerado para não zicar, corrigir untap/trigger esquecido da upkeep, voltar em decisões impensadas e até dar sugestões de eficiência ao oponente - sem revelar a mão, claro. A idéia é aprender, e tentar identificar erros mais rapidamente. Essa "regra" é muito importante, pois estamos constantemente com decks experimentais ou combos bizarros os quais não temos ainda total domínio das interações. Isso inclui, ao final do jogo, regredir alguns turnos para testar um cenário hipotético, às vezes. Depende dos jogadores, é claro.

Espectadores também podem dar dicas, se um dos jogadores pedir.

3- "Vidência"
Bom essa regra não é uma regra, e ela vem junta com a do muligan na verdade NA MINHA CASA, temos vidência 3 no inicio da partida, só pra ver se compensa jogar ou não, da uma olhada se vem terreno, ou se vem apenas terreno, essas coisas. No meio da partida quando o jogo está perdido praticamente, as vezes também se usa uma vidência, só pra declarar a derrota mais rápido.

4 - "Apelou, perdeu."
Regra comum, nem tem muito o que explicar. Muitos grupos têm algo similar a isso, que possui o intuito de cortar decks, cartas ou combos que desequilibrem demais o ambiente. É uma regra de aplicação delicada, que pode acabar dando briga - mas quando bem gerenciada traz um excelente retorno em termos de satisfação do grupo com o ambiente. Ao restringir interações absurdas (por exemplo, Painter's Servant/GrindstoneOrim's Chant/Isochron Scepter) os jogos tendem a perder o efeito de monopólio de metagame. Pelo menos aqui, não se pede que o deck seja desmontado ou algo do tipo - as pessoas apenas expressam que o deck é forte demais para o ambiente, e sugerem que o dono dele use outro deck para jogar com elas. Esses "decks apelões" continuam por aí, e é legal quando se coloca uns 2 deles um contra o outro. Vira quase uma "Exhibition Match".

Entre essas e outras regras, cada grupo procura deixar o jogo mais divertido, atraente ou condizente com suas necessidades - e esse é o charme do Casual. O Magic vira algo... Único, de grupo para grupo. Daí vão os apelidos de cartas, as músicas temas, os comentários de jogadas do tipo - lá vem o "pica grossa"; tira esse "chapéu" do jogo; mini campeonatos valendo cartas um do outro, por ai vai.

5 - "Desistir."
Na verdade um recurso quando o oponente não segue a regra anterior, o cara apela e ainda acha ruim de você desistir do jogo. Isso na verdade acontece muito, principalmente pra dar uma zuada no oponente, "Você não me venceu, eu desisti".


Comentem ae galera, como funciona nos seus grupos... as regras usadas por vocês, as modificações feitas nos seus jogos, os níveis de decks e também o andamento dos jogos.
Dúvido que ninguém ai tem uma "regra da casa"...

Um comentário: