16 de jan. de 2013

Seu deck não funciona?

Em geral, não há um conjunto de regras bem definidas para a montagem de um deck, além das obviedades de uma estratégia bem conhecida e a necessidade de terrenos. Logo, é muito comum que a primeira versão de um deck novo apresente vários problemas nos primeiros jogos.

Mas, a solução destes problemas pode ser algo fácil, principalmente, porque, na maior parte das vezes, seu deck apresenta um ou mais dos seguintes problemas: sinergia entre os cards que compõe o deck, necessidades de mana, velocidade do deck ou desconhecimento do próprio jogador.

Sinergia entre os cards

Esse é um problema muito comum e praticamente toda primeira versão de um deck padece desse mal. Dentre um conjunto muito amplo de cards você deve escolher 60 para compor o seu deck. Tudo bem, os decks podem conter mais de 60 cards, mas lembre-se: o limite de cada carta em um deck permanece 4, logo, cada carta que você coloca em seu deck acima dos 60 cards mínimos diminui a probabilidade de compra de uma carta específica. Ou seja, se seu deck contém uma ou mais cartas de maior importância para sua estratégia, para cada carta acima de 60 em seu deck, menor é a probabilidade destes cards vitais aparecerem.

Desta forma, é muito comum que a primeira versão de um baralho recém construído tenha problemas de sinergia entre os cards que o compõe. Para resolver este problema, o jeito é trocar algumas cartas e testar, de preferência jogando. Com o tempo e a experiência este processo se torna mais rápido e você consegue identificar com mais facilidade os cards problemáticos.

Necessidades de mana

Este também é um problema comum e, geralmente, cometido por jogadores menos experientes. Nos primeiros jogos com um novo deck, você percebe que suas derrotas são oriundas de uma incapacidade de gerar manas suficientes para conjurar os cards de sua mão ou de um excesso de cards que funcionam como fontes de mana.

Este é um problema aparentemente fácil de ser resolvido. Em caso de excesso, basta retirar, caso contrário, acrescente. Este raciocínio simples pode resolver seu problema, mas fique atento: dependendo da combinação de cores, você pode ter muitas opções, além de terrenos, entre permanentes e mágicas que podem ser colocadas ou retiradas do deck.

Se você tem poucas permanentes de alto custo, é recomendável que você dê preferência para a utilização de mágicas (instantâneas ou feitiços) como fontes de manda. Se você tem muitas permanentes de alto custo, dê preferência para outras permanentes geradoras de manda, como criaturas e artefatos. Em geral, considere alto custo como custo 5 ou superior.

Velocidade do deck

Outro problema muito comum: você precisa de cartas e elas simplesmente não aparecem. No decorrer dos jogos você descobriu que muitas vezes você fica sem cartas na mão e o destino da partida depende da arbitrariedade das compras de cada turno.

Um problema também aparentemente fácil de ser resolvido: acrescente cartas que acelerem sua compra. Não tão rápido! Uma busca simples irá revelar a existência de uma infinidade de cards que cumprem esta função. Porém, qual você deve escolher? Esta é uma questão difícil. Um simplório "compre um card" de baixo custo pode ser insuficiente, assim como uma poderosa mágica de compra altamente custosa pode ser inviável, ou ainda, uma mágica ou permanente de baixo custo que force todos os jogadores a comprarem uma determinada quantia de cartas pode ser perigosa.

Para estas muitas dúvidas não há uma solução fácil. E, você perceberá que, geralmente, as recomendações de outros jogadores depende da preferência de cada um. Eu diria: se seu deck é muito rápido, você precisa de mágicas que o forcem a comprar muitos cards; se seu deck não é tão rápido, um "compre um card" embutido em uma mágica qualquer pode ser suficiente; e tome cuidado com as mágicas que também aceleram os decks de seus oponentes, dê preferência a estas mágicas quando elas se conectam bem com a estratégia de seu deck.

Desconhecimento do jogador

Você ainda não sabe usar o seu deck. Um problema simples, mas difícil de admitir, principalmente se você for um jogador experiente.

A solução: dê outra chance e jogue novamente. Com o tempo e a repetição você irá aprender a usar o deck e, provavelmente, conseguirá identificar outros problemas, como os citados acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário